página inicial
|
acervo
|
acesso aos organizadores
|
responsáveis
|
Da infância e de uma degradação generalizada da vida cotidiana junto às crianças
a definir
Tópicosa definir
I - Textos introdutórios ao estudo do tema
(sugestões: 31):
A criança, “sua” (in)disciplina e a psicanálise In: AQUINO, Julio (org.) Indisciplina na Escola ; São Paulo: Editora Summus ; pp. 25-37. ISBN 85-323-0583-0. (clique)
O Lugar do sujeitos e as transformações da Infância In: ORNELLAS, Maria de Lourdes S. e FORNARI, Liege Maria Sitja (org.) Entrelinhas: Educação, Psicanálise e Escuta ; Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia; ISBN 978-85-232-1489-0 (clique)
El psicoanálisis, la educación y la infancia que supimos conseguir In: Daniel Korinfeel (org.). Ensayos y Experiencias. Violencia, medios y miedos. Buenos Aires (Argentina): Ediciones Novedades Éducativas, 2005, v.58, pp. 6-20. ISBN 978-987-538-127-6. (clique)
A infância do desejo, o desejo de infância In Nina Virginia Leite (org.) Corpolinguagem : a estética do desejo. Campinas: Mercado de Letras, 2005, pp. 235-248. ISBN 85-7591-051-5. (clique)
A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância. Educação e Realidade (UFRGS). v.31, pp.89-106, 2006. ISSN 0100-3143. (clique)
O fracasso de hoje: a escola que faz falta ». Revista do SESC (São Paulo), ano 13, n. 12, pp. 37 – 39, 2007 (clique)
Sobre el derecho a una educación In: Mercedes Minnicelli (org.) Infancia, legalidad y juego en la trama del lenguaje. Buenos Aires: Ediciones Noveduc, 2008, pp. 33-52. ISBN 978-987-538-231-2 (clique)
Quelle place pour les parents d’enfants autistes dans le soin ? Le dispositif Lugar de Vida au Brésil. Dialogue. Revue de recherches cliniques et sociologiques sur le couple et la famille, n° , ISSN : 0242-8962 (clique)
Niños extraños. En Cursiva. Revista Temática (Buenos Aires). v.4, pp. 41 - 46.ISSN 1851-037X (clique)
Educação e Infanticídio. Educação em Revista (UFMG). v. 25, n° 1, pp. 165-178. ISSN 0102-0670. (clique)
Vieux enfants, nouveaux infanticides. Cliopsy. Revue électronique (France). n° 1, pp. 95–100. ISSN 2100-0670. (clique)
Figuras do Infantil. A psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Editora Vozes, ISBN 978-85-326-4039-0. (clique)
Versão em língua espanhola editada em 2011 por Ediciones Nueva Vision de Buenos Aires. Prefácio de Estanislao Antelo. ISBN 978-950-602-624-0.
La condition naturelle d’orphelin et ses fantasmes pédagogiques : le mythique enfant sauvage. Le Télémaque (Caen), n° 40, pp. 75-90. ISSN 1263-588X. (clique)
La Educación de los Niños, el Hombre Moderno y el Psicoanálisis. Cuaderno de Pedagogía de Rosario (Argentina). v. 3, n.5, pp. 63-82. (clique)
Aquilo que da infância não cessa de não se inscrever In: DA COSTA, Fátima Vasconcellos & ATEM, Erica (org.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica, pp. 40-49. ISBN 978-8-575-6392-3. (clique)
Figures de l’infantile. Paris: L’Harmattan/FAPESP, 245 paginas. ISBN 978-2-343-00680-2. (clique)
Versão em língua francesa, parcialmente modificada e aumentada (acréscimo de um capitulo) do original brasileiro editado em 2010 pela Editora Vozes. Prefacio de Robert Levy.
Os filhos de hoje são de quem? Notas sobre uma confusão em torno do pai In VOLTOLINI, Rinaldo (org). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta/FAPESP, pp. 43-56. ISBN 978-85-7137-346-4. (clique)
De l’importance de la parole dans l’éducation des enfants. De Victor de l’Aveyron à Helen Keller. Cliopsy. Revue électronique (France), n° 11, pp. 55-67. ISSN 2100-0670. (clique)
Le roman familial contemporain et l’enfant-symptôme: de qui sont les enfants d´aujourd´hui?. Le Télémaque (Caen), Dossier thématique : La famille, n° 45. ISSN 1263-588X (clique)
Psicanálise, Modernidade e Fraternidade. Notas Introdutórias In: KEHL, Maria Rita (org.) Função Fraterna, Rio de Janeiro: Relume Dumará, pp. 51-80. ISBN 85-7316-216-3 (clique)
La cause des enfants, l'éducation et la psychanalyse. In Françoise Chébaux; Daniel Olivier (Orgs.). Une école, des écoles. Du désir de transmettre au désir d'apprendre. (clique)
Les études psychanalytiques en éducation et formation au Brésil. Pour une conversation entre cousins transatlantiques. Cliopsy. Revue électronique (France), n° 21, pp. 79-88. ISSN 2100-0670. (clique)
Quando o sonho cessa e a ilusão psicopedagógica nos invade, a escola entra em crise. Notas comparativas Argentina, Brasil, França . ETD. Educação Temática Digital (UNICAMP). v.21, n. 2, pp. 297-315. ISSN 1676-2592. (clique)
As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo . Estilos da Clínica (USP). v.24, n. 13,pp.41 - 52. ISSN 1981-1624 (clique)
Itard victor! Ou do que não deve ser feito na Educação das crianças In : BANKS-LEITE, Luci & GALVÃO, Izabel (org.) A Educação de um Selvagem : sobre as experiências de Jean Itard, São Paulo: Cortez, pp. 105-122. ISBN 85-249-0765-7. (clique)
O que da infância a ilusão (psico)pedagógica mascara. Estilos da Clínica (USP). v.5, n. 8, pp.183-189. ISSN 1415-7128 (clique)
O esgotamento da infância e a Educação ». Insight-Psicoterapia (São Paulo). v.11, n. 121, pp.12-17. (clique)
L’acte éducatif et le déclin de l’enfance : éléments psychanalytiques pour comprendre la violence de et à l’école. Formation-Éducation (Université de Liège), n. 267, pp. 33-39. ISSN 1247-0969. (clique)
A infância que inventamos e as escolas de ontem e de hoje. Estilos da Clínica (USP). v.8, n. 13,pp.140 - 159. ISSN 1415-7128. (clique)
Infância, Escola e Vicissitudes da Modernidade In EVANGELISTA, Francisco & GOMES, Paulo (org.). Educação para o Pensar. Campinas: Alínea Editora, pp. 87-94. 2003. ISBN 85-7516-067-2 (clique)
O Debate sobre o Fim da Infância e a Psicanálise : da Pedagogia moderninha à renúncia éducativa In: GALLO, Silvio & SOUZA, Regina (org.). Educação do Preconceito. Ensaios de poder e resistência. Campinas: Alínea Editora, pp. 165-178. 2004. ISBN 85-7516-086-9 (clique)
II - Textos propostos para continuidade do estudo
(sugestões: 0)
voltar à página acervo
© 2014 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (
direitos autorais
)