página inicial
|
acervo
|
acesso aos organizadores
|
responsáveis
|
A leitura de Freud e a psicanálise na educação
a definir
Tópicosa definir
I - Textos introdutórios ao estudo do tema
(sugestões: 24):
Uma Introdução à Psicanálise em 5 Lições ». PsicoPedagogia (Associação Brasileira de PsicoPedagogia). n. 27, pp.11-18. (clique)
Freud, sua "Educação para a realidade" e a ilusão (psico)pedagógica de nossos dia. Educação e Realidade (UFRGS). v. 25, n. 1, pp.15-23. ISSN 0100-3143. (clique)
Freud, el Psicoanálisis y su educación para la realidad In LAINO, Dora (org.) Aportes para una Clínica del Aprender, Rosário (Argentina) : Homo Sapiens, pp. 31-50. ISBN 950-808-268-2 (clique)
Se educa para la eternidad In ANTELO, Estanislao (org.) La Escuela mas allá del bien y del mal, Rosario (Argentina): Ediciones ANSAFE, pp. 93-109, 2001. ISBN 987-9296-06-0 (clique)
Freud, l’éducation et les enfants: entre la psychanalyse et le politique. Infantile, Revue de Psychologie, Psychanalyse et Anthropologie. n. 1, pp. 31-48. ISBN 2-9-911616-89-8 (clique)
Du renoncement à l’éducation. In : LEVY, Pilippe & FOURMENT-APTEKMAN, Marie-Claude. (org.) – L’enfant et la transmission culturelle, Collection Cahier de l’infantile, pp. 77-96. Paris : L’Harmattan. ISBN 2-7475-3563-0 (clique)
Mortal letters, orphan lives. Or from the (Psycho)Pedagogy in Brazilian Éducation Nowadays. Tabo : The Journal of Culture and Éducation (Montclair State University), v. 6, n. 2, 2002, pp. 63-70. ISSN 1080-5400 (clique)
Sigmund Freud, a Educação e as crianças. Estilos da Clínica (USP). v. 7, n. 12, p.112-129. ISSN 1415-7128. (clique)
Entre pasarse unas horas de florero y ser mandado al psicólogo escolar, prefiero quedarme de florero: Entrevista. Propuesta Educativa. Revista de FLACSO (Argentine), n. 25, pp.40-47. ISSN 0327-4829 (clique)
Freud pensa a Educação : Educação, religião e cientificismo ». Educação (São Paulo), v.1, pp. 16-25, 2006. (clique)
Sigmund Freud: para uma Educação além da Pedagogia. ETD. Educação Temática Digital (UNICAMP). v.8, n. 1, pp. 1-19. ISSN 1676-2592. (clique)
Epistemologia e Psicanálise : O estatuto do sujeito. Percurso. Revista de Psicanálise (São Paulo). n. 13, pp.57-63. (clique)
Los chicos y las escuelas de ayer y de hoy In: ALZAMORA, Silvia & CAMPAGNO, Liliana (org.). La educación en los nuevos escenarios socio-culturales. Santa Rosa (Argentina): Editora UNLP, pp.70-79. ISBN 978-9-508-6313-4. (clique)
Pasajes de fronteras en la investigación (Entrevista) In: ALZAMORA, Silvia & CAMPAGNO, Liliana (org.). La educación en los nuevos escenarios socio-culturales. Santa Rosa (Argentina): Ediciones UNLP, pp. 323-342. ISBN 978-9-508-6313-4. (clique)
El psicoanálisis en la educación: un recorrido posible (entrevista) Revista de Educación (UNMDP) (Argentina), n° 2, pp. 193-204. ISSN 1853-1318 (clique)
A psicologização do cotidiano escolar desafia a interlocução necessária entre psicanálise e educação (entrevista) ». SIG Revista de Psicanálise, ano 2, n° 2, pp. 109-112. ISSN (clique)
A palavra e as condições da educação escolar Educação & Realidade (UFRGS), vol. 38, n°1, pp. 455-469. ISSN 0100-3143. (clique)
L’écriture et la singularité de la démarche psychanalytique. Quelques notes à propos des communications présentées. (clique)
Congrès AREF 2013 - Montpellier Symposium : Réflexions épistémologiques actuelles à propos des recherches cliniques d’orientation psychanalytique en sciences de l'éducation
Participants : Bernard Pechberty, Claudine Blanchard-Laville, Laurence Gavarini, Françoise Bréant, Philipe Chaussecourt.
Dos "Erros" e em especial daquele de renunciar à Educação. Estilos da Clínica (USP), v..2, n. 2, pp.27-43. (clique)
Uma Nota Introdutória sobre a conexão Psicanálise-Educação. Interações (Universidade São Marcos). v.3, n. 5, pp.21-36. (clique)
(Psico)Pedagogia, Psicanálise e Educação. Uma Aula Introdutória. Estilos da Clínica (USP). v.3, n. 5, pp.120–134. (clique)
A Psicanálise e O Mal-Estar Pedagógico. Revista Brasileira de Educação, n. 8, pp.92-98. (clique)
De Crianças, Pizzas e Mickey Mouse. Uma Nota sobre a Violência nas Escolas. Estilos da Clínica (USP). v.4, n. 6, p.112-125. (clique)
Freud, a Educação e as Ilusões (psico)Pedagógicas. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. n. 16, pp.27-38. (clique)
II - Textos propostos para continuidade do estudo
(sugestões: 0)
voltar à página acervo
© 2014 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (
direitos autorais
)