página inicial
|
acervo
|
acesso aos organizadores
|
responsáveis
|
Para uma clinica do aprender escolar sob transferência
a definir
Tópicosa definir
I - Textos introdutórios ao estudo do tema
(sugestões: 16):
La relation maître-élève: entre dette et filiation. Approche psychanalytique de la parole enseignante em éducation In: BROSSAIS, Emmanuelle (org.) Les Sciences de l'éducation Pour l'Ère Nouvelle; Caen ISSN:0755-9593 ISBN:978-2-918337-27-0 (clique)
A Clínica Psicopedagógica entre o Saber e o Conhecimento ». Educação e Sociedade (CEDES). n. 33, pp.61 - 70. (clique)
A Inteligência Piagetiana In: BANKS-LEITE, Luci (org.) Percursos Piagetianos, São Paulo: Editora Cortez ; pp. 97-116. ISBN 85-249-0658-8 (clique)
Piaget : Notas para uma Teoria Construtivista da Inteligência. Psicologia USP. v.8, n. 1, pp. 131-142. (clique)
De Piaget a Freud: mais ainda In Da COSTA PINTO (org.). Coleção Memória da Pedagogia. São Paulo: Segmento-Duetto, 2005, v.1, pp. 59-67. ISBN 85-99535-01-3. (clique)
A criança em idade escolar In: VANONI-POLANCZY, Guilherme & LAMBERTE, Maria Teresa (org.) Manual de Psiquiatria infantil. São Paulo: Editora Manole, pp. 111-117. ISBN 978-8-580-4327-2. (clique)
Psicanálise, modernidade e fraternidade - Notas Introdutórias In: KEHL, Maria Rita (org.) Função Fraterna. São Paulo: Relume Dumará, pp. 51-80. ISBN 85-7316-216-3 (clique)
Algunas colocaciones (epistemológicas) indispensables para una reflexión anti-positivista sobre los errores en los aprendizajes. Notas freudo-piagetianas. Educação e Sociedade (CEDES). n. 38, pp.63 - 80. (clique)
De Piaget a Freud : apuntes para repensar el error en los aprendizajes ». Revista Aprendizaje, Hoy (Buenos Aires). n. 20/21, pp. 9-36. (clique)
Do interesse epistemológico dos estudos psicanalíticos na educação In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (org.) Os sntomas na educação de hoje: o que fazemos com "isso"?. Belo Horizonte: Scriptum, 2017, pp. 32-38. ISBN 978-85-9494-004-9 (clique)
La clínica psicopedagógica y el discreto encanto de aquello llamado afectividad ». Revista Aprendizaje, Hoy (Buenos Aires). n. 23/24, p. 91-110. (clique)
Acerca da instrumentação prática do Construtivismo. A (Anti)Pedagogia Piagetiana : ciência ou arte? ». Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas). n. 81, pp.61 - 66. (clique)
Apresentação: Para ler De Piaget a Freud. De Piaget a Freud: para uma clínica do aprender. Petropolis : Editora Vozes, 253 paginas. (clique)
Versão em língua espanhola editada por Nueva Visión, em 1996, em Buenos Aires
Um Retorno a Piaget ». Revista do GEEMPA (Porto Alegre). n. 2, pp. 101-109 (clique)
Piaget, los piagetianos y los otros. Escritos de la Infancia (Buenos Aires) n. 6, pp. 75-92. ISSN 0313-0346 (clique)
Conversando Com Sara Pain. Estilos da Clínica (USP), v.1, n. 1, pp.94-105. ISSN 1415-7128 (clique)
II - Textos propostos para continuidade do estudo
(sugestões: 0)
voltar à página acervo
© 2014 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (
direitos autorais
)