15 e 16 de outubro de 2008
PUBLICO ALVO: professores de Língua Portuguesa na escola básica; professores de metodologia de ensino de Língua Portuguesa; pesquisadores da área e estudantes universitários.

VALORES DE INSCRIÇÃO:
- Alunos da graduação da USP: R$ 25,00
- Demais inscritos: R$ 35,00
DATAS PARA INSCRIÇÃO:
- com apresentação de trabalhos: de 28/8 a 06/10
- sem apresentação de trabalhos: de 28/8 a 13/10

Sobre a Inscrição e Apresentação de Comunicações no VII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

As comunicações apresentadas nos Seminários de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa versam sobre aspectos do ensino e/ou aprendizagem de língua portuguesa, em contextos institucionais ou não. Os trabalhos apresentados podem ser resultantes de investigação na área do ensino de língua portuguesa, ou resultantes das atividades de estágio supervisionado na referida área. As comunicações têm duração de 20 minutos.

- INSCRIÇÕES - OUVINTES (até 13/10) - MINICURSOS
- OBJETIVOS
- SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES


 


Objetivos:

  1. Difundir novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária, das atividades dos estagiários e das experiências de ensino;
  2. Apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa;
  3. Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino de Língua Portuguesa;
  4. Promover o intercâmbio entre professores do ensino fundamental, médio e superior e de estudantes;
  5. Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística.
  6. Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;
  7. Refletir sobre a conjuntura atual mais ampla na qual ensinamos a Língua Portuguesa, mapeando o estado da arte do ensino de Língua Portuguesa, efetivamente praticado no Brasil, em especial no que diz respeito à organização do espaço e do tempo da aula de língua materna;
  8. Refletir sobre o que significa produzir conhecimento e fazer pesquisa na área de metodologia de ensino de Língua Portuguesa de modo a fortalecer a reflexão sobre a formação de professores de Língua Portuguesa que se faz nas Universidades, enfatizando a docência, a pesquisa e a extensão;
  9. Questionar o conceito de Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e, conseqüentemente, discutir as especificidades do trabalho de “ensinar” uma língua materna para falantes nativos;
  10. Discutir sobre em que medida “a metodologia de ensino” de língua materna se apropria dos conhecimentos produzidos em outras áreas (Lingüística, Lingüística Aplicada, Teoria e Crítica Literárias etc.) de modo a produzir suas especificidades;
  11. Promover a socialização dos trabalhos dos alunos resultantes de seus estágios; e
  12. Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras.



 
 


Programação
Quarta-feira
Quinta-feira
8h – 09h
Inscrições
Retirada de material
Café
8h – 09h
Retirada de material
09 – 10h
Abertura
Profa Dra Sonia Teresinha de Sousa Penin
Diretora da Faculdade de Educação
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Chefe de Departamento
Apresentação: Emerson de Pietri
9h – 10h
Café
Evento Artístico
Grupo Ensemble (México)
Cristina Gutierrez (voz), Leonardo Gutierrez (violão) e Angel Gutierrez (violão)
10h00 – 11h30
Palestra
Pedro Garcez – UFRGS
Coord.: Cláudia Rosa Riolfi
10h00 – 12h00
Mesa-redonda
Interculturalidade e Multilingüismo
Juan Domingues - Universidade Nacional do México
Maria do Carmo Domite - FEUSP
Luis Grupioni – FFLCH/USP
Coord.: Idméa Semeghini-Siqueira – FEUSP
13h30 – 15h00
Mesa-redonda
Ensino de língua portuguesa em contextos lingüísticos complexos
Gilvan Müller de Oliveira – UFSC
Inês Signorini - UNICAMP
Coord.: Emerson de Pietri
13h30 – 15h00
Mesa-redonda
A questão dos gêneros do discurso no ensino: problema ou solução?
Luiz Antonio Ferreira - PUC
Maria Antonia Granville – UNESP (S. José do Rio Preto)
Coord.: Neide Luzia de Rezende
15h00 às 15:30h
Café
15h00 às 15:30h
Café
15:30h - 17h30:
Minicursos
15:30h - 17h30:
Minicursos
17:30h – 18:30h
Comunicações
17:30h – 18:30h
Comunicações
19h00-20h30
Mesa-redonda
Formação do professor de língua materna: disciplinas específicas
Maria Núbia Barbosa Bonfim – UFMA
Profa. Dra. Rita Zozzoli – UFAL
Coord.: Valdir Heitor Barzotto
19h00-20h30
Mesa-redonda
Aquisição da escrita, ensino e avaliação
Sandoval Nonato Gomes
Claudemir Belintane
Emerson de Pietri
20h40 - 22h40
Minicursos
20h40 - 22h40
Minicursos
 
 


Minicursos

 

PROFESSOR

DATA/ SALA

TÍTULO
(clique no título para ler o resumo)

1

Gabriela Lara da Cruz Lucas e Louise Arosa Prol Otero

20h40 - 22h40
sala a definir

Oralidade, corpo e ensino de leitura

2

Lisiane Fachinetto

20h40 - 22h40
a definir

O sujeito do inconsciente e a escrita

3

Richard Marcello

15:30h - 17h30
a definir

Como ensinar poesia na perspectiva dos Gêneros do Discurso

4

Márcio Augusto de Moraes

15:30h - 17h30
a definir

Música e Literatura: as Bocas de Brasa

5

João Nemi Neto

20h40 - 22h40
a definir

A narrativa na escola: A produção de textos narrativos no Ensino Fundamental

6

Anna Rita Sartore e Sheila Oliveira Lima

20h40 - 22h40
a definir

Alfabetização: a escola e o enlace do sujeito com a escrita e a leitura
7

Sandoval Nonato Gomes-Santos

15:30h - 17h30
sala a definir

Como descrever e analisar o trabalho docente
8
Francisco Gonçalves Lima Júnior O sistema literário de Antonio Candido e o livro didático
9
Patrícia Aquino

15:30h - 17h30
sala a definir

Compreensão de textos: entre a decodificação e o vale-tudo
10
Flávio Galvão Pereira

15:30h - 17h30
sala a definir

O ensino de leitura e escrita no EF e no EM
11
Maria Victória G. Vivacqua

15:30h - 17h30
sala a definir

O que a noção de erro em Inglês, como língua estrangeira, nos leva a interrogar na relação sujeito-linguagem de quem fala e de quem escuta?
12
Jorge França de Farias Jr

15:30h - 17h30
sala a definir

Domínios e Fronteiras nos cursos de Letras: Lingüística e ensino de Língua Portuguesa

 

 
 

Informações:

Seção de Apoio Acadêmico da FEUSP – Bloco B, sala 19
Av. da Universidade, 308
Butantã               São Paulo – SP.                 Cep: 05508-040

Maiores Informações: 0 XX 11 3091-3574

apoioacad@fe.usp.br


 
 
Responsáveis:
Émerson de Pietri
Neide Luzia de Rezende
Claudemir Belintane
Idméa Semeghini-Siqueira
Claudia Rosa Riolfi
Valdir Heitor Barzotto
Sandoval Nonato Gomes
Márcia Silva Custódio (Aluna de Pós-Graduação)
Cristiane Maia (Aluna de Pós-Graduação)

 
 

Diretora: Profa. Dra. Sonia Penin

Reitor: Prof. Dr. Suely Vilela