FEUSP colóquio
Conquistas e desafios da pesquisa sobre os jovens no Brasil e América Latina

14/12/2017 - 15/12/2017

O Colóquio se justifica a partir de seus dois objetivos centrais: de um lado, é preciso considerar e discutir, de modo sistemático, o acúmulo das investigações realizadas nos últimos 20 anos, em torno dessa temática, que demonstram a consolidação de um campo de conhecimentos, no qual área de Sociologia da Educação cumpriu um papel de grande destaque. De outro lado, o avanço da produção acadêmica exige um esforço contínuo de reflexão, tendo em vista a abertura para novos problemas de pesquisa, categorias teóricas e abordagens metodológicas. Os estudos da Sociologia da Educação desenvolvidos no Brasil, em particular na FEUSP, estiveram voltados para as múltiplas experiências que constituem os espaços de circulação juvenil, para além da instituição escolar. Por essas razões o alargamento do campo temático compreendendo os espaços extraescolares, tem se revelado uma profícua e legítima forma de realização da pesquisa na área da Educação, a partir de sua “porosidade” e mútua interação com o campo de estudo das Ciências Sociais (Sociologia, Política e Antropologia). Assim, o Colóquio proposto apresentará como primeiro objetivo a realização de um balanço inicial de trilhas investigativas, sem a preocupação da exaustividade, para a constituição de um corpus de questões que demandam novos empreendimentos de pesquisa. O segundo objetivo recai sobre a formação de uma rede de pesquisadores brasileiros com a perspectiva de abertura para a América Latina e demais países. O Colóquio será o momento propício para estabelecer as primeiras diretrizes e coordenadas que deverão estruturar essa rede, perfilando um conjunto de ações de curto prazo de modo a se efetivar sua criação no Segundo Colóquio, previsto para 2018. Tendo em vista o leque ampliado de eixos temáticos dos estudos sobre juventude, o Primeiro Colóquio será estruturado em torno de dois eixos: um primeiro - Juventude, Educação e trabalho - diz respeito a dois domínios institucionais da experiência juvenil contemporânea. O segundo eixo – Juventude, ação coletiva e engajamento político - ultrapassa a esfera das instituições e incide sobre as relações dos jovens com a esfera pública por meio das formas variadas das ações coletivas e de engajamento político.

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

informações: fajardim@usp.br

telefone para contato: 30918289