XVI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Brasilidades | 28/11/2017 - 30/11/2017

brasilidade

Significado de Brasilidade
substantivo feminino

[Brasil] Característica ou particularidade do que ou de quem é brasileiro; natureza do que ou daquilo que é brasileiro.
[Brasil] Sentimento de simpatia e amor pelo Brasil.
Etimologia (origem da palavra brasilidade): do topônimo Brasil + i + dade.

Definição de Brasilidade
Classe gramatical: substantivo feminino
Plural: brasilidades

Dicionário Online de Português

Desde 2002, o SMELP vem dando centralidade às discussões a respeito das relações entre linguagem e educação. Seu foco é a formação inicial do professor, a reflexão a respeito da prática de ensino em exercício e a partilha de resultados de pesquisas voltadas às temáticas correlatas. Em sua 16º edição, se propõe a inventariar as soluções, mais ou menos bem-sucedidas, que licenciandos, professores da Educação Básica, professores e pesquisadores do Ensino Superior, pós-graduandos e outros atores sociais envolvidos com a educação estejam construindo para problemáticas especificamente brasileiras correlacionadas ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa e a pesquisa a esse respeito.

Objetivo
O XVI SMELP objetiva inventariar as especificidades das soluções encontradas para os impasses na aprendizagem, ensino e pesquisa a respeito do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa em contexto brasileiro, com ênfase na formação do professor e do pesquisador sensíveis o suficiente para levar as brasilidades em conta ao ensinar e ao pesquisar.

Submissão de trabalhos: Os trabalhos serão recebidos de 25 de setembro a 25 de outubro de 2017, exclusivamente no endereço 16smelp@gmail.com

inscrição online (clique aqui)

inscrições online de 25/09/2017 a 21/11/2017

imprima seu boleto de pagamento (para quem já se inscreveu - eventos pagos)