Diversidade Cultural na Sala de Aula de Matemática: possibilidades de uso do Mancala e do Jogo da Onça | 08/06/2017

Historicamente, os currículos têm valorizado conteúdos, quase sempre distanciados dos saberes e fazeres dos próprios alunos e das comunidades que compõem as escolas públicas. Contudo, nas últimas décadas, diversas pesquisas têm mostrado a importância de descolonização das propostas curriculares e de decolonizar saberes e conhecimentos, inserindo temáticas ligadas às culturas indígena, africana e afro-brasileira que, muitas vezes, são invisibilizadas por uma cultura dominante e eurocêntrica, sobretudo, na matemática escolar. Nesta oficina, o participante terá a oportunidade de conhecer e jogar dois jogos de tabuleiro milenares: o Mancala, praticado por diversas etnias africanas e o Jogo da Onça, estruturado por povos indígenas nacionais. Além disso, pretende-se debater aspectos culturais, sociais e pedagógicos enfatizando que a prática destes jogos por educandos e educadores pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e do raciocínio matemático.

informações: z.zaqueu@usp.br

telefone para contato: (11)30918262