O Legado de Paulus Gerdes para a Prática Pedagógica: elementos do programa etnomatemática para o ensino de geometria | 03/06/2017

Ementa | Resumo:
Este minicurso pretende discutir uma perspectiva do Programa Etnomatemática para a prática docente na Educação Básica, considerando a produção bibliográfica do educador Paulus Gerdes e as potencialidades que permeiam suas ideias para a prática pedagógica. Tem como objetivo, portanto, retomar algumas particularidades da obra do educador matemático a fim de refletir sobre as possibilidades concretas de práticas pedagógicas inspiradas pela Etnomatemática a partir de um estudo que relacione elementos marcantes da contribuição teórica de Gerdes à Educação Matemática elaborando propostas pedagógicas a partir de materiais didáticos manipuláveis sugeridos pelo educador. Neste minicurso, propõe-se a discussão de elementos da obra de Gerdes e de sua prática que nos possibilitem outros caminhos a percorrer no ensino de geometria. Conciliam-se, ademais, tensões e desafios tanto do ensino de geometria, que carece de atividades capazes de superar suas defasagens, como da Etnomatemática, cujo desafio tem sido se tornar efetivamente um caminho para a prática docente.



ementa

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

certificados de participantes ouvintes

certificados de comunicadores de trabalhos

evento com inscrição gratuita

Inscrições: somente on line

realização

informações: z.zaqueu@usp.br

telefone para contato: (11)30918262
Folder das Oficinas

Prévia de Cartaz da Oficina do Legado de Paulus Gerdes



Organização (responsáveis pelo Evento):
Zaqueu Vieira Oliveira
Rodrigo Guimarães Abreu


Realização:
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Zaqueu Vieira Oliveira)