FEUSP oficina
Jogos no Ensino de Matemática

13/05/2017
 
 


Ementa | Resumo:
Para além da grande importância do brincar livre na infância, a dimensão do lúdico, do jogo, pode representar também uma significativa ferramenta ao ensino. O jogo, apesar de estruturar-se fundamentalmente sobre objetivos e regras, permite àquele que joga maior liberdade na criação de estratégias, na elaboração e teste de hipóteses, e na articulação de saberes prévios para a resolução de problemas, quando comparado a outros métodos de ensino pautados, muitas vezes, na repetição mecânica de técnicas e procedimentos preestabelecidos. Diante da singularidade da experiência proporcionada pelo jogo, quando intencionalmente direcionado ao ensino, que papel caberia ao professor na proposição e condução dessas situações em sala de aula? Esta oficina terá por objetivo proporcionar uma discussão e reflexão acerca das possibilidades do uso de jogos como uma ferramenta de ensino. De forma a complementar e fornecer subsídios a esta discussão, será proposta uma vivência prática com jogos voltados ao ensino da matemática uma vez que parte do potencial do jogo revela-se essencialmente no próprio ato de jogar. Será apresentada ainda uma proposta de elaboração e confecção de jogos com materiais simples e acessíveis aos professores e alunos.



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Organização (responsáveis pelo Evento):
Zaqueu Vieira Oliveira
Caroline Fanizzi


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