FEUSP seminários
Seminário da Pós-Graduação "Crianças de escola e desigualdades sociais. Primeiras socializações de crianças de 5-6 anos" - Prof. Dr. Bernard Lahire (École Normale Supérieure de Lyon e diretor da equipe Dispositions, Pouvoirs, Cultures, Socialisations do Centre Max Weber - CNRS)

08/05/2017
 
 


Ementa | Resumo:
A conferência apresentará os resultados preliminares de um projeto de pesquisa, iniciada em 2015, a respeito das primeiras socializações. Seu objetivo é estudar os processos e os atores da socialização de crianças de 5-6 anos de idade. Dada a importância dos efeitos da socialização precoce sobre o seu destino, tomar crianças jovens como objeto de estudo é essencial. De fato, as primeiras socializações exercem um papel decisivo na formação social dos indivíduos e na constituição das primeiras disposições mentais e comportamentais (de crença, de apreciação, de sentimento, de pensamento e de ação). As primeiras disposições mentais e comportamentais, que não são socialmente neutras, vão marcar as crianças indelevelmente. Elas constituem os recursos morais, culturais, escolares, econômicos, corporais (em matéria de saúde, ou, ao contrário, de “incapacidades”) ou os obstáculos ao sucesso escolar e profissional. Apreendendo os processos de constituição precoce das desigualdades sociais, de classe e de gênero, o projeto visa a contribuir para esclarecer os mecanismos que subjazem a reprodução das desigualdades na sociedade francesa contemporânea. Os estudos de caso, muito detalhados, voltam-se para 36 crianças, meninos e meninas, oriundos de todas as classes sociais. Compreendem, também, o seu entorno: pai, mãe, babá e professores de educação infantil (180 entrevistas).

SOBRE O AUTOR:
Bernard Lahire é um sociólogo francês, professor de Sociologia na École Normale Supérieure de Lyon e diretor da equipe Dispositions, Pouvoirs, Cultures, Socialisations do Centre Max Weber (CNRS).

Suas principais publicações em disponíveis em Língua Portuguesa são: LAHIRE, Bernard. A Cultura dos Indivíduos. São Paulo, Artmed Editora, 2006. _____. Retratos Sociológicos. Disposição e variações individuais, São Paulo, Artmed Editora, 2004. _____. O Homem Plural. As Molas da Acção. Lisboa. Inst. Piaget, 2004. _____. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável São Paulo, Edições Ática, 1997.



ementa

como chegar

Inscrições: sem inscrição prévia

realização

informações: posfe@usp.br

telefone para contato: 3091-3519


Organização (responsáveis pelo Evento):
Comissão de Pós-Graduação
Comissão de Pós-Graduação


Realização:
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Comissão de Pós-Graduação)