XII Colóquio Internacional do LEPSI
VII Congresso da RUEPSY
III Congresso da Red INFEIES

* A Escola: consumida ou consumada? * | 16/11/2017 - 18/11/2017



Resumos aprovados | página inicial
A lista abaixo pode variar conforme a aprovação de novos trabalhos e eventuais desistências.


autor e-mail sessão instituição
68027 - Ana Carolina Ferreyra anacaroferreyra@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) FLACSO - UBA - UNGS
De un dispositivo de formación docente fundado en el psicoanálisis: Recuperar la función socializadora de la educación (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65585 - Ana Maria Moraes Fontes , afontesjf@uol.com.br Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) UNIVERSIDADE FERDERAL DE JUIZ DE FORA
Pensar a Formação de Professores a partir dos textos freudianos
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66070 - Carmen Lucia Rodrigues Alves , alves.carmen@uol.com.br Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação
FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PODE UM PROFESSOR? (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66066 - Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt , Dra. Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida cleonascimentoead@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade de Brasília
IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE E DOCÊNCIA (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65886 - Emanuelle de Sousa Barbosa dos Santos emanuellle.santos@hotmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Singularidades
Criança e Natureza: o olhar do educador para uma experiência de sensibilidade e criatividade (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65672 - Felipe Velho Azevedo Costa felipecostaanglo@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) UFRGS
UMA CONTRIBUIÇÃO EDUCO-PSICANALÍTICA PARA AS QUERELAS DOCENTES (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66055 - Isael de Jesus Sena , Marcelo Ricardo Pereira senaisael@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade Federal de Minas Gerais
Ensino Superior Privado Segundo a Lógica do Mercado: Escola de Nível Médio?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66067 - Katilen Machado Vicente Squarisi , Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida katilensquarisi@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade de Brasília- UnB
Marcas do Infantil na Constituição da Subjetividade: um memorial em escrita e ação (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64464 - Lia Cazumi Yokoyama Emi liaprojs@yahoo.com.br Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Pesquisadora autônoma
A inclusão de alunos com surdocegueira: reflexões sobre a formação necessária
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65882 - Liege Bertolini Fasolo , Rose Gurski liegebfasolo@hotmail.com Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escuta e experiência nas Rodas de Conversa com professores no contexto da inclusão
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66016 - Luciana Gageiro Coutinho , Cristiana Carneiro; Pamella Rigon lugageiro@uol.com.br Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) Universidade Federal Fluminense
Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65405 - Luísa Puricelli Pires , Rose Gurski luisa_puricelli@yahoo.com.br Formação de professores e trabalho docente (1) | sala 121 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Ana Maria Moraes Fontes (Universidade Federal de Juiz de Fora) UFRGS
Flanando entre os agentes socioeducativos: uma metodologia psicanalítica nomeada escuta-flânerie
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65013 - Maria Gabriela Guidugli Pedreira mg.pedreira@hotmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) USP
Reflexões sobre a formação clínica de professores de orientação psicanalítica
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64498 - Mariana de Campos Pereira Giorgion , marianagiorgion@me.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Faculdade de Educação - USP
Na trilha do desejo: a subjetividade e o ponto-de-giro como estratégias de diagnóstico e intervenção escolar (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64519 - Marise Bartolozzi Bastos marisebastos@uol.com.br Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) FeUSP/LEPSI e UNIB
Formação de professores e educação inclusiva
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66106 - Matheus da Cruz e Zica , matheusczica@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Universidade Federal da Paraíba
O estádio do espelho da Psicanálise & Educação? Questões para a formação de professores
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66000 - Matheus Matsushima Ienaga , matheusienaga@hotmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Autonomo
O encontro do AT com a escola (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66064 - Michele Hidemi Ueno Guimaraes , Mariana Maria de Lujan Scrinzi micheleueno@usp.br Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Universidade Federal de Ouro Preto
Entre a decadência e a cadência no vínculo educativo
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64761 - Odana Palhares , odana23@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) USP - Faculdade de Educação
O Grupo de Palavra na restauração da circulação discursiva na creche.
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64518 - Ricardo Dias Sacco , rids@usp.br Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) FEUSP
Uma Etiologia da Renúncia ao Professar
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64338 - Rogério Rodrigues rogerio@unifei.edu.br Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Universidade Federal de Itajubá
Os processos de transmissão do saber entre o consumido e o consumado: a formação do sujeito no campo da ciência e tecnologia
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66048 - Vanina Costa Dias , Marcelo Fonseca Gomes de Souza;Viviane Marques Alvim Campi Barbosa;Fernanda Martins de Almeida vaninadias@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Faculdade de Educação da UEMG
A CULTURA DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR: SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65880 - Veronica Patricia Aravena Cortes veronica.cortes@metodista.br Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) Faculdade de Psicologia/Universidade Metodista de Sao Paulo
Jornadas de criação – arteterapia no espaço de formação de professores
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66043 - Yudi Esmeralda Pardo Murcia , pardoyudi@gmail.com Formação de professores e trabalho docente (2) | sala 123 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Nádia Laguárdia (UFMG) UNIVERSIDAD DE MINAS GERAIS
RUEDA DE CONVERSA UN ESPACIO PARA LA PALABRA Y LA ESCUCHA DE LOS PROFESORES DEL AULA REGULAR FRENTE A LA EDUCACIÓN INCLUSIVA (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65486 - Amanda Aparecida Barroso de Paiva , Bianca Wandepol Azevedo, Cintia Borges Azalin Schröder, Gleyci Guedes amanda.bpaiva@yahoo.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Federal de Juiz de Fora
O DISCURSO CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66022 - Ana Paula Bellochio Thones , Simone Moschen anabellochio@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Phármakon e pharmakós na cena escolar: uma construção de caso
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65918 - André Albuquerque Mourão , andre.albumourao@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) FEUSP
Crenças pedagógicas na educação musical
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
68350 - Arieli Alvarez arimpa@uol.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Paris 8
As incidências subjetivas do processo migratório parental e sua relação com a educação escolar de seus descendentes (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65542 - Bianca Wandepol Azevedo , Amanda Aparecida Barroso Paiva, Cintia Borges Azalin Schröder, Gleyci Guedes biancawandepol@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora
O DISCURSO CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65769 - Chyara Toloto Benatto , - chybenatto@yahoo.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Secretaria do Governo do Estado de São Paulo
O desejo de saber e o impossível da educação no ato educativo.
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65059 - Cíntia Borges Azalin Schroder , cintia.schroder@hotmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Federal de Minas Gerais
O DISCURSO CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65388 - Daniel Kazahaya danielkazahaya@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade de São Paulo
Interações de bebês e crianças pequenas em creches e instituições. Possibilidades de participação na constituição subjetiva e no desenvolvimento. (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64408 - Elaine Cristina Mourão , elaine.cmourao@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade de São Paulo
Estilo docente: reflexões psicanalíticas
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66191 - Eric Ferdinando Kanai Passone , ericpassone@yahoo.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Ibirapuera
“Furor avaliativo” e escolarização da sociedade: paradoxos e contradições em sala de aula.
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
68346 - Gabriel Eduardo Bayeto lic_gbayeto@yahoo.com.ar Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) FLACSO- Argentina
Incidencias del proceso de burocratización de las funciones profesionales de los Departamentos de Orientación Educativa (DOE) en escuelas medias públicas: Dicotomías, dilemas y tensiones en sus prácticas a partir de un análisis documental (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65687 - Gleycimara da Cruz Guedes Torres , Bianca Wandepol Azevedo, Cintia Schroder e Amanda Aparecida Barroso de Paiva gleycigtorres@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) ESCOLA ESTADUAL Francisco Bernardino
O DISCURSO CAPITALISTA E A EDUCAÇÃO
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66078 - Iris Ramos Lacava Ferraz , Cristiana Carneiro irislacava@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Federal do Rio de Janeiro / Colégio de Aplicação
Estratégias de educadores frente ao mal-estar: um estudo de caso (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66250 - Lucia Maria de Freitas Perez , luciafreitasperez@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (1) | sala 124 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Simone Moschen (UFRGS) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro /DFE e Corpo Freudiano Escola de Psicanálise RJ
POR UMA ESCOLA POÉTICA: DO MAL-ESTAR AO BEM DIZER...
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65538 - Luisa Bottiglieri Moscalcoff luisabott@yahoo.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) Consultório particular
Sobre a renovação do laço educativo
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65861 - Mariana María de Luján Scrinzi , marianascrinzi@hotmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UFMG
Educación y cuidado como práctica de subjetivación
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66098 - Mônica da Motta Salles Barreto Henriques , Ilka Schapper Santos monicamsbh@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UFJF/PPGE
A ESCOLA, A DOENÇA E A CURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ENCAMINHAMENTOS
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66088 - Patricia da Silva Gomes , Nádia Laguárdia de Lima pgpsicologa@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UFMG
Riscos na internet: se inserir ou sair da cena do mundo.
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64341 - Paula Fontana Fonseca , pff@usp.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) FEUSP
Agenciamentos discursivos e seus efeitos no campo educativo: um debate a partir das proposições políticas na Educação Infantil no Brasil
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65068 - Paulo Henrique Mendonça Rodrigues , paulohenrique@enriqueser.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) Universidade Estácio de Sá
MAL-ESTAR NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: sentidos e significados nas narrativas dos estudantes universitários (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66579 - Rafaela Amaral Cunha do Nascimento , Cristiana Carneiro, Luciana Gageiro Coutinho nascmnto.r@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UFRJ
INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E MAL ESTAR NA ESCOLARIZAÇÃO:REFLEXÕES A PARTIR DO RELATÓRIO ESCOLAR.
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66082 - Rita de Cássia de Araújo Almeida ritaaalmeida1969@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UFJF MG
A escola consumida pelo discurso capitalista e seus efeitos na educação
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66252 - Rita Maria Manso de Barros ritamanso2008@globo.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) UNIRIO/UERJ
QUANDO O ESTADO INVESTE NA MORTE DO SUJEITO... QUAL EDUCAÇÃO?
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65747 - Simone Bicca Charczuk sibicca@gmail.com Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Acerca do mal estar e sofrimento docente (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64349 - Vanessa Cardoso Cezário , van_cezario@yahoo.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
O centramento na criança, autonomia ou educação consumida/consumada?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65523 - Vanessa Ferraresi , vanessa_ferraresi@yahoo.com.br Mal-estar contemporâneo e impasses na educação (2) | sala 128 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Luciana Gageiro (UFF) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Um estudo sobre a representação do autismo nos meios de comunicação
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65739 - Ana Carolina Prisco ana-prisco@hotmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Trapézio - Grupo de Apoio à Escolarização
As dificuldades de escrita: dos rótulos que invadem a escola a um diálogo com a Psicanálise
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65856 - Angela Di Paolo Mota angela.dipaolo1@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Instituto Singularidades
Criança e Natureza: o olhar do educador para uma experiência de sensibilidade e criatividade (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65925 - Bety Ribeiro Corrêa , Luciana Gageiro Coutinho bety.rib@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Universidade Federal Fluminense
A relação do sujeito com o conhecimento: implicações do brincar. (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66039 - Camille Apolinario Gavioli camillegavi@yahoo.com.br Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) CONSULTÓRIO PARTICULAR
Mal-estar contemporâneo e impasses na educação: De descompassos e (com)passos (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66124 - Caroline de Souza carolinedesouzapsi@yahoo.com.br Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) PUC MINAS
As representações de Família pelo educador/cuidador social e suas implicações em seu trabalho com crianças e adolescentes de um abrigo institucional
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65765 - Cristina Keiko Inafuku de Merletti crisinafuku@yahoo.com.br Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Lugar de Vida Centro de Educação Terapêutica
Formação e transmissão para pais e educadores de creche: um dispositivo educacional por meio dos IRDI para a subjetivação na primeira infância
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65923 - Diego Fernando Bolanos diferbol_21@hotmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) LEPSI MG \ UFMG
Agrupaciones juveniles de ciudad, escuela y constitución de subjetividad
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64958 - Elizabeth dos Reis Sanada , Soraia Sawicki elizabeth.sanada@hotmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Instituto Singularidades
O ensino de língua estrangeira: ampliação do repertório linguístico ou produto do mercado de saber?
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65693 - Helena Schafirovits Morillo helena.schafi@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) USP/PECP
A criança e o social: o estabelecimento de laço na escola e em psicoterapia de grupo (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64501 - Julia Maria Borges Anacleto , julia.anacleto80@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (1) | sala 129 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Elizabeth dos Reis Sanada (Instituto Singularidades) Faculdade de Educação - USP
A presença do sujeito nos processos de construção do conhecimento
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66300 - Letícia Wilke Franco Martins , Nádia Maria Viana Vazata; Márcia Elisabete Wilke Franco leticiawfranco@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Cesuca Faculdade
A CLÍNICA PSICOLÓGICA E O ATENDIMENTO AO PACIENTE COM AUTISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
67631 - Lucineia Silveira Toledo lstoledo.lu@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) FAE - UFMG
O DESEJO E O NÃO DESEJO DE SABER NA ADOLESCÊNCIA
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66574 - Marcella Bueno Brandão Siniscalchi , Cristiana Carneiro marcella.bbs@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Adolescência, mal-estar e TOD: estudo de caso
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66026 - Maria de Fatima Magalhaes Mariani , FATIMARIANI12@GMAIL.COM Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) SEEDF
A SUBJETIVIDADE DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA: O SENTIDO DAS AÇÕES CRIATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66462 - Mariana Rodrigues Anconi , contact@anconimariana.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ)
Conflitos e impasses entre pais e educadores de creches: Manejos possíveis a partir da relação com saber especializado na educação infantil (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66012 - Marlene Maria Machado da Silva , marlenemachadosilva2015@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Faculdade de Educação da UFMG
Eu não sei: impasses pedagógicos e subjetivos que se entrelaçam na infância.
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64346 - Roberta Ecleide de Olibveira Gomes Kelly ecleide@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) NEPE núcleo de estudos em psicanálise e educação
Para além dos diagnósticos: reflexões sobre (outra) psicopatologia da infância e da adolescência
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65695 - Sabrina Vicentin Plothow sabrinavplothow@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Universidade de São Paulo
A metodologia IRDI: possibilidades na prática clínica.
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66099 - Silmar de Souza Abu Gannam , silmargannam@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Trapézio
Qual o lugar hoje do adolescente com dificuldade escolar?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65107 - Stéphanie Strzykalski , Rose Gurski stephanie.strzykalski@hotmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Psicanálise, Socioeducação e o Tema do Testemunho: desdobramentos de uma prática com adolescentes em conflito com a lei (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66102 - Thalita Castello Branco Fontenele , Lorena da Silva Lopes, Maria Celina Peixoto Lima, Leônia Cavalcante Teixeira. thalitafontenele@gmail.com Infância e adolescência: o sujeito aprendiz (2) | sala 137 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Cristiana Carneiro (UFRJ) Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Escuta de adolescentes na escola: pequena subversão de efeitos segregativos (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66206 - Ana Celina Aquino Vasconcellos , anacelina@globo.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Instituto Superior de Educação Pró-Saber
0 papel da escola na formação do sujeito (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66090 - Ana Cintia Diosti Kuchkarian , Professora Doutora Elizabeth dos Reis Sanada acdiosti@hotmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Instituto Singularidades
As relações de consumo e seus impactos na infância contemporânea
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66084 - Clarissa Pimentel Portugal , clarissapportugal@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Universidade de Brasília (UnB)
O AFETO NA E PARA A EDUCAÇÃO: UM OLHA PSICANALÍTICO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO OCIDENTE
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66092 - Claudia Braga de Andrade , COUTINHO, Luciana Gageiro; RIGON, Pamella; SILVA, Letícia Souza claudiabragaandrade@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Universidade Federal de Ouro Preto
“Ocupar”: ato e produção de novas posições discursivas na escola (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65285 - Flavia Vasconcellos , flaviamdevasconcellos@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Grupo de Apoio à Escolzarização Trapézio
O que pode a educação na sociedade de consumo?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65924 - Glaucineia Gomes de Lima , Francisco Durante; Monica Nezan glaucigomesl@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Universidade Anhembi-Morumbi
"Na pior": a escola consumida pela violência
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65976 - Iara Rodrigues Santos de Souza , iara.psico@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP)
Os muros e as rachaduras: Histórias de enrijecimento, possibilidades de criação e brechas no concreto do espaço escolar
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65297 - Janaina Klinko , janaina.klinko@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP)
Desescolarização: resistência ou desistência? (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64491 - Juliana Augusta Soares , soares-ju@hotmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Efeitos e reflexões sobre uma prática de supervisão no contexto de uma creche municipal
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65692 - Karina de Queiroz Bueno karinaqueirozbueno@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) FE-USP
O período de adaptação na educação infantil: um dispositivo da práxis escolar?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65787 - Karina Sassi , Rose Gurski sassiskarina@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) UFRGS
Polarização política, esvaziamento discursivo e a escola sem qualidades (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64331 - Kelly Cristina Brandão da Silva ksilva@fcm.unicamp.br A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas
O professor inclusivo na era da especialização (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65922 - Monica de Barros Cunha Nezan , Francisco Durante, Glaucineia Gomes de Lima monicanezan@gmail.com A escola e o social (1) | sala 139 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Kelly Cristina Brandão da Silva (UNICAMP) PUC SP
"Na pior": a escola consumida pela violência
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64607 - Larissa Jandyra Ramos Paula Cagnani , larissajandyra@hotmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Consultório particular
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FUNÇÃO DO SEMELHANTE, A PARTIR DA APLICAÇÃO DA AP3 (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64403 - Laura Carrasqueira Bechara lauracbechara@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Instituto de Psicologia da USP
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a Que(m) Serve o Diagnóstico? (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64401 - Lia Silva Fonteles Serra , liafonteles@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) UFMA
UM LUGAR PARA A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA? UMA LEITURA PSICANALÍTICA
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
68349 - Luciana Ramos ramoslu@hotmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) FLACSO- Argentina
Los protocolos de intervención como obstáculo a la consideración de los sujetos de la educación ante situaciones de vulneración de derechos (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66030 - Luciane Martins Alfradique , Cristiana Carneiro lalfradique@hotmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ
TDAH;O desafio da escola contemporânea (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66073 - Luís Adriano Salles Souto , Leandro de Lajonquière; Simone Zanon Moschen lasalles.souto@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educar para a experiência democrática: uma nova ilusão psicopedagógica?
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66052 - Luiz Carlos Coutinho da Silva Júnior , Thayane Tomé; Cristiana Carneiro; Luciana Gageiro Coutinho luizcarloscoutinho1@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Subjetividade, Ideal e Escola- Entre a Criança Sujeito e a Criança Objeto (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64510 - Maria Eugênia Pesaro meugeniapesaro@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Lugar de Vida
A Metodologia do Estudo de Caso da Escola – uma proposta para as escolas inclusivas e transformadoras (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65751 - Maria Ludmila Mourão m_lud@hotmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia)
A cultura do politicamente correto na infância (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66036 - Mauro Gleisson de Castro Evangelista , Inês Maria M. Z. Pires de Almeida maurogleisson@gmail.com A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Universidade de Brasília
A Escola e o (laço) social
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65794 - Mira Wajntal , mira.wajntal@uol.com.br A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Prefeitura Municipal de São Paulo
OS DESAFIOS DE CONSTRUIR PONTES ENTRE A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Relato de uma experiência
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64483 - Rejinaldo José Chiaradia rejinaldo@usp.br A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) Feusp
A escola e a transmissão sob a égide do discurso capitalista
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64457 - Samanta Pedroso Natalo sa_natalo@yahoo.com.br A escola e o social (2) | sala 141 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Maria de Lourdes Ornellas(Universidade do Estado da Bahia) SMEJ
A judicialização da educação: o que os discursos sobre bullying podem nos contar sobre isso.

autores e-mail sessão instituição
65874 - Aline Martins Disconsi , Rose Gurski amdisconsi@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
INCLUSÂO EDUCACIONAL: MAL-ESTAR DA DIFERENÇA (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66097 - Andressa Mattos Salgado Sampaio , andressa_salgado@usp.br Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade de São Paulo
IMPASSES E PASSOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS AUTISTAS E PSICÓTICAS (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66296 - Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira , carlajatobaferreira@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
FRAGMENTOS DE VIVÊNCIAS ESCOLARES DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65799 - Cristóvão Giovani Burgarelli crgiovani@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade Federal de Goiás
Psicanálise e linguagem: o que os falantes de línguas de sinais podem nos dizer sobre isso (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66051 - Dorisnei Jornada da Rosa , Andrea Gabriela Ferrari dorisneijornada@yahoo.com.br Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) UFRGS
O Semblante do Educador e da Assessoria da Educação Estruturante Municipal de Porto Alegre em Cena na Prevenção do Autismo (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66133 - Eliana de Jesus Menezes , ejm.elianamenezes@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) UNEB - Maria de Lourdes S. Ornellas- co-autora do trabalho apresentado
Cuidar e educar bebês em risco autista: vicissitudes na escola contemporânea
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66038 - Larissa Costa Beber Scherer , larissascherer70@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade Federal do Rio de Janeiro
SEM TEMER O ESTRANHO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR *
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64407 - Lenara Spedo Spagnuolo spedolenara@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) USP
Quando o especialista entra na escola: Acompanhamento Terapêutico e inclusão escolar
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64766 - Letícia Vier Machado , Adriana Marcondes Machado leticiaviermachado@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (1) | sala 147 | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Prof Dr Cristóvão Giovani Burgarelli (Universidade Federal de Goiás) Universidade de São Paulo
O NÃO-LUGAR DO AUTISMO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM CAMPO EM DISPUTA
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66551 - Adriana Ososrio Ferreira Iaquinta dricaoferreirai@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Babel - Somando Diferenças
O espaço “entre”: a construção de novos elos nas redes de formação na educação básica
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65926 - Izabel Ramos de Abreu Kisil , Ana Licia Pegorelli, Daniel Amiro Gonçalves, Fernanda Lacanna belrabreu@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) GIP
“Você é igual a mim e eu sou igual a você” - A identificação entre pares no tratamento em grupo de psicóticos
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
64732 - Ligia Vertematte Rodrigues , VOLTOLINI, Rinaldo ligia.vertematte@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG)
A posição da criança com deficiência no fantasma do adulto-professor
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65174 - Marcio Boaventura Junior , marcioboaventura@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais
Professores de apoio: de especialista a cuidador (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
65782 - Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta , angelicapisetta@yahoo.com.br Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Universidade Federal Fluminense
Conversação com professores de educação infantil sobre suas experiências com alunos autistas incluídos em classes regulares
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66096 - Maria Jéssica Rocha Lago , Inês Maria M. Zanforlin Pires de Almeida jessicarlago@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Universidade de Brasília - UnB
Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
66105 - Mariana Sica marisica@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) usp
Sobre uma experiência em Bonneuil: ajudando a pensar a inclusão
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65590 - Mônica Maria Farid Rahme monicarahme@hotmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo
O “efeito colega” no processo de inclusão escolar
clique aqui para acessar o resumo

autores e-mail sessão instituição
66079 - Raquel Cabral de Mesquita , Ana Lydia Santiago - Orientadora raquelcmesquita@hotmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) Faculdade de Educação / UFMG - Professora da Faced e Faculdade Pitágoras em Divinópolis/ MG
Inclusão na impossibilidade da educação: uma proposta de intervenção psicanalítica (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
65683 - Silvia de Carvalho Machione Trindade silmachione@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) GEPALLE USP RP
Um caso de inclusão a partir da leitura psicanalítica (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo

autor e-mail sessão instituição
64983 - Silvia Maria da Mota Hodge Viegas silhv50@gmail.com Educação especial e educação inclusiva (2) | sala 120 (17/11) e 149 (18/11) | sexta e sábado | coordenador/debatedor: Profa Dra Monica Farid Rahme (UFMG) babel educação arte e cultura ltda
O espaço “entre”: a construção de novos elos nas redes de formação na educação básica (trabalho completo)
clique aqui para acessar o resumo





ementa

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

caderno de resumos

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

imprima seu boleto de pagamento (para quem já se inscreveu - eventos pagos)

valores de inscrição (evento com inscrição paga)

Inscrições: somente on line

realização

informações: lepsi@fe.usp.br


Normas de submissão



Organização (responsáveis pelo Evento):
Rinaldo Voltolini
Ana Beatriz Coutinho Lerner – Técnica do IPUSP
Ricardo Dias Sacco – doutorando FE
Paula Fontana Fonseca – doutoranda FEUSP e Técnica do IPUSP
Karina Bueno – mestranda FE
Vanessa Cardoso Cesário – doutoranda FE
Marise Bastos - FEUSP
Cristina Inafuku – Doutoranda IPUSP

Comissão científica
Profa. Dra. Sandra Francesca Conte de Almeida - UCB
Prof. Dr. Daniel Revah - UNIFESP
Prof. Tit. Maria Cristina Machado Kupfer – IPUSP/FEUSP
Profa. Dra. Roselene Gurski – UFRGS
Prof. Tit Leandro de Lajonquière - FEUSP
Profa. Dra. Mercedes Minnicelli – Universidade de Mar del Plata
Profa. Dra. Leny Magalhães Mrech – FEUSP


Realização:
LEPSI - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP/FEUSP
RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos em Educação e Psicanálise
INFEIES - Estudios e investigaciones interuniversitarias Infancia e Institución(es)
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Rinaldo Voltolini)