Educação e Museus | 26/04/2017 - 27/04/2017

A Universidade de São Paulo abriga várias instituições de caráter museológico que, além de atuarem como espaços de extensão à comunidade, estão comprometidas com a pesquisa científica e a docência, pilares da missão institucional da Universidade. Com perfis diferenciados, vinculam-se a distintos campos do conhecimento e promovem aproximações entre a produção científica, cultural e artística com os mais variados perfis de públicos, sobretudo aqueles que visitam suas exposições. Várias ações educativas são realizadas nos museus, como a formação de professores e educadores, a produção de materiais didáticos, a mediação com públicos escolares, a pesquisa com o acervo, a participação na curadoria, o desenvolvimento de ações inclusivas, etc. No caso dos museus universitários as articulações com a atividades de pesquisa, ensino e extensão conferem particularidades a essas instituições que influenciam diretamente nas concepções educacionais. Desta forma, os profissionais responsáveis pelas ações educativas dos museus da USP, como educadores, em associação aos pesquisadores sobre museus e educação envolvidos em programas de pós-graduação que investigam a temática, estão propondo este seminário como um espaço de reflexão e troca de experiências, visando o fomento de pesquisas nesta área, o aperfeiçoamento das práticas e a qualificação profissional dos educadores dos museus, e consequentemente, aprimorar o atendimento ao público. O seminário foi proposto pelo Museu da Educação e do Brinquedo (MEB-USP) que atualmente busca afirmar-se como um espaço de reflexão e como catalizador de projetos voltados à educação em museus. A presença dos pesquisadores nacionais e internacionais no evento fortalecerão das discussões sobre a temática, através das experiências realizadas em outros contextos e possibilitarão a criação de parcerias entre museus universitários. O evento terá várias atividades, como conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e a visitas técnicas aos museus da USP, que fomentarão a discussão sobre a educação dos meseus.

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

informações: seminario.educa.museus@gmail.com

telefone para contato: 30912352 (MEB)

Ermelinda Moutinho Pataca