FEUSP encontro
Um ano de ocupações - Como dar visibilidade às lutas, perseguições e conquistas? Debate com estudantes e professores de escolas ocupadas.

15/12/2016

Em dezembro de 2015, estudantes e professores de escolas estaduais ocupadas vieram à Faculdade de Educação da USP compartilhar o processo de luta que estavam vivendo ao enfrentarem o fechamento de escolas – a denominada reorganização escolar – e contar que escolas queriam. Um ano se passou e as ocupações não somente continuam como se espalharam por todo país. Escolas de outros Estados, Fábricas de Cultura de São Paulo, escolas técnicas, universidades, as ocupações têm pautado, além de questões específicas relacionadas às suas redes e instituições, questões como a reforma do Ensino Médio, feita por meio de medida provisória, e a PEC 55, que congela os investimentos em direitos sociais, como saúde e educação, por 20 anos. Neste um ano, desde o debate realizado na FEUSP, a reorganização foi oficialmente suspensa, escolas foram fechadas – o que os estudantes têm chamado de reorganização silenciosa -, foi estabelecido pela secretaria estadual de educação de São Paulo um calendário único para eleição de grêmios, foram feitas mudanças nas equipes gestoras e estudantes foram “convidados” a mudar de escola. Ao mesmo tempo, ocorreram muitas discussões nas escolas sobre a educação pública, grêmios livres foram formados, a merenda escolar foi conquistada, muita coisa aconteceu e continua acontecendo! Em paralelo aos avanços e retrocessos, são inúmeros os relatos de perseguições a estudantes e professores por algumas direções e diretorias de ensino, bem como pela polícia. Até mesmo casos de ameaças e tortura têm sido relatados em debates, em jornais de mídia alternativa e nas redes sociais dos estudantes. Neste momento em que essas lutas, perseguições e conquistas têm sido invisibilizadas, é fundamental ouvirmos o que têm a dizer os que estão lutando pela educação pública.

Inscrições: sem inscrição prévia

informações: ecampo.fe@usp.br