Jornadas de História e Filosofia da Educação: democracia, escola e infância | 28/08/2017 - 01/09/2017

Ementa | Resumo:
A história e a filosofia da educação, como áreas parceiras no campo dos fundamentos da educação, buscam trazer a compreensão do fenômeno educativo à luz de sua circunscrição no espaço e no tempo. Na Modernidade, pensar a educação significa meditar sobre o cenário escolar e sobre a democratização das oportunidades da educação. Quando pensamos na relação escola e democracia, podemos enveredar por caminhos diversos. Podemos pensar a democracia interna à escola, em seus órgãos colegiados; podemos nos referir à relação democrática, ou não, entre professores e alunos; podemos pensar, ainda, na ação democrática das relações especificamente escolares. Mas há uma acepção de democracia que antecede todos esses domínios: a democratização do acesso à escola. Democratizar o acesso é não apenas colocar todas as crianças no ambiente escolar, mas é também assegurar que todas as crianças tenham as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento. Nesse sentido, as condições da escola são fundamentais. Democratizar o ensino é, em alguma medida, preparar o cenário de uma sociedade democrática. Por sua vez, trata-se de introduzir as novas gerações em um mundo que lhes será comum e que precisa ser, por elas, preservado, para, em seguida, ser por elas continuado e mesmo transformado. Democracia, escola e infância serão, nesse sentido, o mote da presente Jornada de História e Filosofia da Educação. A democracia na educação – quer como expansão das oportunidades escolares, quer no âmbito interno do processo pedagógico - lida com a modificação operada pela escola, ao transformar as crianças em alunos. A ideia de infância, como ideal histórico, condiz com uma dada sensibilidade social a respeito das crianças. Refletir sobre a infância, a escola e a democracia é o objetivo precípuo destas Jornadas. À luz de contribuições trazidas pelo campo da história e da filosofia da educação, os três temas serão, nas diferentes mesas-redondas, escrutinados e dialogados. Nesse sentido, convidamos especialistas em vários campos do conhecimento pedagógico, filósofos e historiadores da cultura e da educação, da Faculdade de Educação da USP e de outras instituições, algumas estrangeiras, a fim de focalizar questões concernentes ao território do que poderíamos compreender como história e filosofia da educação. O enfoque interdisciplinar possibilita, em nosso entendimento, a compreensão de interface das perspectivas, o que certamente enriquece o olhar dos estudos pedagógicos. OBS: Haverá certificação para aqueles/as que estiverem inscritos/as no evento e que participarem, no mínimo, de metade das atividades das jornadas. A participação em todo o evento contabilizará 40h.



ementa

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

certificados de participantes ouvintes

certificados de comunicadores de trabalhos

evento com inscrição gratuita

Inscrições: somente on line

realização

informações: reisboto@usp.br

telefone para contato: 30913195
Cartaz Oficial

Folder



Organização (responsáveis pelo Evento):
Carlota J.M.Cardozo dos Reis Boto
José Sérgio Fonseca de Carvalho; Crislei de Oliveira Custódio
Julio Groppa Aquino; Gisela Maria do Val; Bruno Bontempi
Ana Laura Godinho Lima; Christiane Coutheux Trindade


Realização:
FEUSP
Área de Concentração em Cultura, Filosofia e História da Educação
Linha de Pesquisa em Filosofia e Educação
Linha de Pesquisa em História da Educação e Historiografia
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Carlota J.M.Cardozo dos Reis Boto)