Encontro Científico “Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas” | 24/04/2017 - 26/04/2017

Ementa | Resumo:
A década de 1990 representa um marco histórico na intensificação dos debates sobre qualidade no campo da educação da primeira infância, que tomam um rumo no sentido do reconhecimento de que o conceito de qualidade é polissêmico e, por isso mesmo, não é um fato de valor absoluto e naturalmente passível de objetivação, o que torna sempre imprudente a busca de indicadores universais para avaliar contextos educativos diferentes, mediante o uso de instrumentos e de critérios definidos a priori, herméticos e inquestionáveis. (Dahlberg, Moss, Pence, 2003; Bondioli, 2004; Pascal,Bertram,1994). Contudo, não tem sido fácil o estabelecimento de consensos em torno dos processos avaliativos da qualidade em educação infantil. A despeito da presença massiva do tema nos documentos legais, a discussão sobre o desenvolvimento da qualidade arrasta uma tensa discussão sobre o que é avaliar em educação infantil e, no próprio campo educacional, coexistem posturas bastante distintas e, mesmo conflituosas, em torno da avaliação. Ainda, na extensão da temática da qualidade, encontra-se o conceito de documentação pedagógica, pouco explicitado entre teóricos e práticos da educação infantil. Tal como resume Oliveira-Formosinho (2001) não é possível avançar na discussão se não se esclarece a gramática pedagógica que se adota como ponto de partida. Isso significa dizer que é fundamental a compreensão dos princípios norteadores de dois paradigmas distintos de avaliação da qualidade: o tradicional e o contextual, que decorrem justamente de formas distintas de se pensar e fazer a pedagogia da infância. Este Seminário Internacional destinado à temática da avaliação e desenvolvimento da qualidade em educação infantil integra-se aos propósitos de formação profissional, pesquisa e transformação de práticas educativas expressos nas realizações do Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil”, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2001. A incipiência de teorizações e de estudos sobre a temática no cenário educacional do Brasil; a presença recente de importantes pesquisas na esfera nacional, envolvendo diferentes contextos educacionais de diferentes localidades do país e a chegada, em breve, da tradução brasileira de uma obra da literatura internacional: “Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood”, publicada pela editora Routledge, ligada à European Early Childhood Education Research Association (EECERA), instituição de reconhecimento mundial, foram razões que motivaram a realização deste evento, trazendo para as palestras e debates os próprios atores/autores envolvidos nos estudos nacionais e internacionais.
Este evento compromete-se em: Tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, dando foco às possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas; Discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que subjazem eles; Debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação da primeira infância; Divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação da qualidade, nas esferas nacional e internacional; Fomentar a realização de investigações no campo da avaliação e do desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.



ementa

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

imprima seu boleto de pagamento (para quem já se inscreveu - eventos pagos)

certificados de participantes ouvintes

certificados de comunicadores de trabalhos

valores de inscrição (evento com inscrição paga)

Inscrições: somente on line

realização

informações: avaliacaoedinfantil.usp@gmail.com

telefone para contato: (11) 30918264

Lista de hotéis



Organização (responsáveis pelo Evento):
Mônica Appezzato Pinazza
tmkishim@usp.br


Realização:
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Mônica Appezzato Pinazza)