Encontro Científico “Avaliação para Transformação em Educação Infantil: a perspectiva das pedagogias participativas” | 24/04/2017 - 26/04/2017

A década de 1990 representa um marco histórico na intensificação dos debates sobre qualidade no campo da educação da primeira infância, que tomam um rumo no sentido do reconhecimento de que o conceito de qualidade é polissêmico e, por isso mesmo, não é um fato de valor absoluto e naturalmente passível de objetivação, o que torna sempre imprudente a busca de indicadores universais para avaliar contextos educativos diferentes, mediante o uso de instrumentos e de critérios definidos a priori, herméticos e inquestionáveis. (Dahlberg, Moss, Pence, 2003; Bondioli, 2004; Pascal,Bertram,1994). Contudo, não tem sido fácil o estabelecimento de consensos em torno dos processos avaliativos da qualidade em educação infantil. A despeito da presença massiva do tema nos documentos legais, a discussão sobre o desenvolvimento da qualidade arrasta uma tensa discussão sobre o que é avaliar em educação infantil e, no próprio campo educacional, coexistem posturas bastante distintas e, mesmo conflituosas, em torno da avaliação. Ainda, na extensão da temática da qualidade, encontra-se o conceito de documentação pedagógica, pouco explicitado entre teóricos e práticos da educação infantil. Tal como resume Oliveira-Formosinho (2001) não é possível avançar na discussão se não se esclarece a gramática pedagógica que se adota como ponto de partida. Isso significa dizer que é fundamental a compreensão dos princípios norteadores de dois paradigmas distintos de avaliação da qualidade: o tradicional e o contextual, que decorrem justamente de formas distintas de se pensar e fazer a pedagogia da infância. Este Seminário Internacional destinado à temática da avaliação e desenvolvimento da qualidade em educação infantil integra-se aos propósitos de formação profissional, pesquisa e transformação de práticas educativas expressos nas realizações do Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil”, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2001. A incipiência de teorizações e de estudos sobre a temática no cenário educacional do Brasil; a presença recente de importantes pesquisas na esfera nacional, envolvendo diferentes contextos educacionais de diferentes localidades do país e a chegada, em breve, da tradução brasileira de uma obra da literatura internacional: “Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood”, publicada pela editora Routledge, ligada à European Early Childhood Education Research Association (EECERA), instituição de reconhecimento mundial, foram razões que motivaram a realização deste evento, trazendo para as palestras e debates os próprios atores/autores envolvidos nos estudos nacionais e internacionais.
Este evento compromete-se em: Tematizar a questão da avaliação da qualidade sob diferentes perspectivas pedagógicas, dando foco às possibilidades trazidas pelas pedagogias participativas; Discutir os métodos avaliativos e os pressupostos conceptuais que subjazem eles; Debater sobre as práticas avaliativas correntes no campo da educação da primeira infância; Divulgar as pesquisas desenvolvidas no campo avaliação da qualidade, nas esferas nacional e internacional; Fomentar a realização de investigações no campo da avaliação e do desenvolvimento da qualidade em educação da primeira infância.

imprima seu boleto de pagamento (para quem já se inscreveu - eventos pagos)

valores de inscrição (evento com inscrição paga)

informações: avaliacaoedinfantil.usp@gmail.com

telefone para contato: (11) 30918264