XV Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
#Juventude, Linguagem e Educação | 24/11/2016 - 25/11/2016

Desde 2002, o Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP), promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, vem-se constituindo em espaço de discussão sobre temas e questões relativos à formação do professor e ao ensino de língua portuguesa na escola brasileira.

Em sua 15a. edição, neste ano de 2016, o Seminário propõe focalizar as relações entre juventude, linguagem e educação. A juventude está entre os temas centrais da agenda de discussão sobre linguagem e sobre educação, em diferentes campos institucionais no Brasil, de maneira particularmente significativa nas últimas duas décadas. Tanto na pesquisa acadêmica, nas áreas de educação e de linguagem, quanto em políticas públicas voltadas para a educação, bem como na atuação de Organizações Não-Governamentais, coletivos culturais e artísticos, associações e movimentos sociais, o interesse pela juventude tem comportado, entre outros temas:
• a discussão sobre a educação do jovem e do jovem-adulto;
• a análise de livros didáticos destinados aos adolescentes e jovens, dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;
• a descrição de gêneros textuais das mídias de comunicação televisiva, impressa e digital destinados ao público jovem;
• a discussão sobre os repertórios e as práticas culturais e os novos modos de produção, distribuição e consumo da cultura literária;
• a compreensão das relações entre juventude e mundo do trabalho;
• a discussão sobre os efeitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na escolarização do jovem e sobre as condições de ingresso e permanência no Ensino Superior;
• a discussão em torno dos direitos e das políticas afirmativas para o jovem negro e para a comunidade LGBT.

Ao optar por esse tema, o 15o. SMELP busca adensar a discussão sobre o papel da linguagem e o lugar do ensino de língua portuguesa nos processos atuais de constituição do jovem estudante da escola pública brasileira. É no potencial aplicado desse interesse para o incremento da atuação de professores, licenciandos, pesquisadores e demais envolvidos com a educação do jovem que se encontra a motivação deste nosso XV SMELP.

Venha, colabore e participe conosco!

site ou blog externo

Inscrições: on line pelo site (clique aqui)

informações: smelp2016@gmail.com

Chamada XV SMELP_Versao 01Outubro2016