XI Colóquio Internacional do LEPSI
VI Congresso da RUEPSY II
Congresso da Red INFEIES II
Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas | 20/09/2016 - 23/09/2016


Ementa | Resumo:
Sintam-se bem-vindos ao XI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, que sediará também o VI CONGRESSO DA RUEPSY, o II CONGRESSO BRASILEIRO DA RED INFEIES e o II SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO DE MINAS.

Desejamos proporcionar a estudantes, a professores e aos demais profissionais do campo da Psicanálise e Educação um fértil espaço para socialização, problematização e intercâmbio de trabalhos que estudam os novos sintomas no âmbito educativo, bem como as diversas formas de intervenção para lidar com tais sintomas no que concerne à infância, à adolescência e à docência. Pela primeira vez em Minas Gerais, a 11ª edição do COLÓQUIO dará seguimento a temas de edições anteriores, quando os trabalhos giraram em torno de questões sobre “Crianças públicas, adultos privados” (2014) e “Retratos do mal-estar contemporâneo da educação” (2012), ambos na USP, bem como de discussões extraídas de três Encontros Preparatórios em Mariana, Belo Horizonte e São Paulo, entre 2013 e 2015, que definiram o tema central da edição de 2016: “Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com ‘isso’?”

E por que a ênfase no sintoma? Ora, porque para a psicanálise ele não é um sinal de uma doença, como habitualmente se pensa com base na ordem médica ou psicopedagógica, mas um fenômeno subjetivo constituído pela realização deformada do desejo; isto é, uma mescla de restrição e satisfação que faz o sujeito fixar-se nele sem ceder à decifração. Nesse sentido, o sintoma pode ser aquilo que as pessoas têm de mais real. Evocamos tal noção inclusive para mostrar seus limites, avanços e novidades. Queremos discutir como hoje o sintoma se apresenta na adolescência, na infância e na docência – os três Eixos Fundamentais do evento – para analisar o que fazemos com isso no âmbito educativo. Devemos lembrar que “o isso” é, por assim dizer, outro nome do inconsciente freudiano. Interessa-nos, portanto, discutir e entender a experiência ou o que as pesquisas, intervenções e trabalhos de Psicanálise e Educação têm contribuído para elaborar o inconsciente e fazer deslocar o sintoma: daquele nomeado em demasia pela ordem psicopedagógica, com suas nosografias, diagnósticos, classificações e enquadramentos advindos da tradição médica ou biopolítica, em favor de um sintoma que venha do real, que problematize esse real e que revele o que mais propriamente possa concernir ao sujeito, sua singularidade.

Para tanto, reservamos algumas boas novidades para o COLÓQUIO, que, além dos Seminários de Abertura e das Plenárias Paralelas, dará lugar aos Fóruns de Comunicações Livres que serão relatoriados e apresentados na Mesa-Redonda Final do evento. De mesmo modo, aguardaremos todos em um Jantar-Homenagem que será um momento de feliz confraternização, celebração e surpresa. Quem estiver lá conosco, certamente verá!

Esperamos então que todos se sintam instigados a confraternizar conosco e a debater as questões do COLÓQUIO, estando em Belo Horizonte, na nossa próxima primavera, para desfrutarem do que reservamos e estamos preparando para vocês.

Até Breve!

A Comissão Organizadora



ementa

site ou blog externo

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

Inscrições: on line pelo site (clique aqui)

realização

informações: rvoltolini@usp.br




Organização (responsáveis pelo Evento):
Rinaldo Voltolini
Prof. Dr. Marcelo Ricardo Pereira – FaE-UFMG (Coordenação Geral)
Profa. Dra. Margareth Diniz – ICHS-UFOP (Coordenação Adjunta)
Profa. Dra Ângela Maria Resende Vorcaro – Psi-UFMG
Profa. Dra. Maralice de Souza Neves – Fale-UFMG
Profa. Dra. Nádia Laguárdia de Lima – Psi-UFMG
Profa. Dra. Mônica Maria Farid Rahme – FaE-UFMG
Prof. Dr. Pedro Teixeira Castilho – FaE-UFMG
Profa. Me. Ana Heloisa Senra – Pesquisadora Fale-UFMG
Doutora Daniela Dutra Viola – Pesquisadora Psi-UFMG
Doutorando Márcio Boaventura Junior – FaE-UFMG
Doutorando Diego Bolaños – FaE-UFMG/Univ. Valle, Colômbia
Doutorando Isael Sena – FaE-UFMG
Mestranda Luna Halabi Belchior – ICHS-UFOP (Secretária Executiva)


Realização:
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Rinaldo Voltolini)