FEUSP seminários
V Seminário Integração Serviço-Pesquisa: o caso CREN-UNIFESP- IEA. Políticas de alimentação saudável: propostas e suas implicações no cotidiano da escola

29/10/2015

Objetivo
Discutir o crescimento da obesidade e do sobrepeso entre os escolares e as implicações do Guia Alimentar para a População Brasileira para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Justificativa
As Secretarias Municipais e Estaduais de Educação têm proposto inúmeras iniciativas para as escolas tratarem do tema da alimentação saudável, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais: projetos curriculares; pesquisas junto à comunidade para conhecer hábitos alimentares; promoção da Educação Alimentar e Nutricional; práticas de compra, produção e distribuição da merenda aos alunos na escola, dentre outras.

Estas iniciativas precisam ser conhecidas e analisadas por aqueles que vêm formulando políticas públicas para as escolas. A literatura na área tem mostrado que não basta a proposição de políticas se não houver diálogo com as práticas já existentes na escola e com as dificuldades do cotidiano escolar para a sua efetiva implantação. Nesse sentido, este seminário se propõe a estabelecer esse diálogo.

9h00 – Abertura
Ana Lydia Sawaya
Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Coordenadora do Grupo Nutrição e Pobreza

Diana Gonçalves Vidal Faculdade de Educação - USP Vice-Diretora Sandra Sawaya
Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP
Integrante do Grupo Nutrição e Pobreza

Miriam Izabel Simões Ollertz
Gerente de Atividades Comunitárias
Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN

9h30 - Palestra – Promovendo a alimentação saudável na Escola: a experiência do Município de São Paulo.
Erika Fischer
Diretora Departamento de Alimentação Escolar
Prefeitura Municipal de São Paulo

10h00 - Palestra - Políticas públicas na escola: tensões, impasses e desafios
Marilene Proença Rebello de Souza
Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade Universidade de São Paulo

10h30 - Intervalo

11h00 - Relato de Experiência - Intervenção multidisciplinar em grupo reflexivo para tratamento de obesidade na escola

Vivian Fortuna Féres de Carvalho
Guilherme Aparecido Costa Alexmovitz
CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional
Programa de Pós-Graduação - UNIFESP

11h30 - Debate

12h - Almoço

13h30 - 15h00 - Grupos de Trabalho

1. Como se dá a alimentação na escola?
2. Quais são os desafios para a promoção da alimentação saudável na escola?
3. Como as políticas de alimentação e nutrição contribuem para a alimentação escolar?

15h00-15h45 - Plenária

15h45 - Encerramento

Público Alvo: estudantes de graduação, pós-graduandos; professores da rede de ensino; equipe CREN, gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil, membros da comunidade escolar e demais interessados no assunto.

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

demais certificados

informações: iearesponde@usp.br