Conservation Biology Education: What, Why, Whom, How? / Educação para a Conservação Biológica: O quê, Por quê, Quem, Como? | 08/06/2015

Ementa | Resumo:
palestra será proferida em Inglês, com tradução consecutiva para o Português.

EMENTA EM INGLÊS:

Lecturer:
Dr. Sue Dale Tunnicliffe
Reader in Science Education.
University College London, Institute of Education.

Lecture: Conservation Biology Education: What, Why, Whom, How?

What is conservation? It is defined in the dictionary in two ways:
1. Protection of valued resources
2. Protection from change

In Biology it is saving species and habitats, but is it an invention of mankind? Who has caused much of extinction?

Dr Tunnicliffe will explore the phenomenon of conservation and aspects of biological conservation in communities related with natural areas as well as biological institutions such as zoos and botanic gardens. She argues that this phenomenon is both inter-cultural and intra-cultural, and can only succeed with dialogue and narratives between all educators and learners involved. She presents Biological Conservation Education Triangle summarizing the levels of knowledge needed to understand conservation.

EMENTA EM PORTUGUÊS:

Palestrante:
Profa. Dra. Sue Dale Tunnicliffe
Reader in Science Education.
University College London, Institute of Education.

Palestra: Educação para a Conservação Biológica: O quê, Por quê, Quem, Como?

O que é conservação? No dicionário, é definida de duas formas:
1. Proteção de recursos valiosos
2. Proteção contra a mudança

Na Biologia, conservação é “salvaguardar espécies e habitats”, mas esta é uma invenção humana? Qual tem sido a maior causa da extinção de espécies?

A Profa. Tunnicliffe irá explorar o fenômeno da conservação e aspectos da biologia da conservação em comunidades humanas relacionadas com áreas naturais e com instituições biológicas como zoológicos e jardins botânicos. Ela argumenta que este é um fenômeno tanto intra-cultural quanto inter-cultural, cujo sucesso depende do diálogo entre todos os educadores e aprendizes envolvidos no processo. Ela apresenta o Triângulo da Educação para a conservação biológica, sumarizando os níveis de aprendizagem necessários para compreender a biologia da conservação.


PÚBLICO ALVO: alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da educação básica, profissionais da educação não formal e demais interessados na correlação entre Educação e Conservação da Biodiversidade.

LOCAL: AUDITÓRIO DA FEUSP

DATA E HORÁRIO: 08/06/2015, 19:30h às 21:30h



ementa

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

certificados de participantes ouvintes

certificados de comunicadores de trabalhos

demais certificados

evento com inscrição gratuita

Inscrições: somente on line

realização

informações: robertamaia@usp.br

telefone para contato: 3091-3574


Organização (responsáveis pelo Evento):
Pedro Roberto Jacobi
Roberta de Assis Maia
Martha Marandino


Realização:
Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade, FEUSP
Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Socioambiental, PROCAM/IEE-USP
Núcleo de Apoio à Pesquisa e Inovação em Ensino de Ciências (NAPIEC-USP)
Núcleo de Pesquisa em Educação para a Conservação do Jd Botânico de S. Paulo
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Pedro Roberto Jacobi)