FEUSP seminários
Introdução à abordagem histórico cultural de Vygotsky e seus colaboradores

13/10/2010 - 16/10/2010

Súmula/ementa: A obra completa de Vygotskis exprime a pergunta: o que podemos entender por “desenvolvimento”? Vygotskij tematiza o desenvolvimento a partir do contexto que, para ele, é a cultura. Isto significa que a sociabilidade é a segunda natureza do homem. Num modo radical e revolucionário ele propõe o seguinte problema: “como se pode pensar o processo do desenvolvimento do indivíduo e ao mesmo processo do desenvolvimento da sociedade como um conjunto, como um contexto dialético sem reduzir um processo ao outro?” Este problema se diferencia em diferentes perguntas: Como se pode pensar o processo de apropriação da cultura como um processo de criação da cultura? Como se pode pensar o processo de aprender como um processo de ensinar? Por que a concepção de desenvolvimento é uma teoria de educação? Escola e educação funcionaram como o centro de interesse para Vygotskij. Os grandes temas educacionais foram: a criatividade das crianças, o papel do brinquedo, a relação entre linguagem e pensamento, a relação dos conceitos quotidianos e científicos e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. No núcleo principal destes grandes temas estava a pergunta: “como e em que maneira se origina o novo na dialética entre desenvolvimento social e individual?” A atualidade do pensamento de Vygotskij pode consistir no que ele nos mostra de forma impressionante: um problema que é ao mesmo tempo um postulado, uma teoria sobre o desenvolvimento é sempre uma teoria sobre o futuro. Objetivos: - introdução ao pensamento de Vygotsky - discussão da relevância de Vygotsky para a educaçãoe para a Pedagogia Social - debates atuais da abordagem histórico-cultural Programa (conteúdo): - O paradigma da abordagem histórico-cultural - A vida de Vygotsky - O problema da mediação cultural - A concepção de desenvolvimento e a questão dos estágios - Vygotsky e a Pedagogia e a Pedagogia Soccial - Aprendizagem expansiva - uma concepção além de Vygotsky Método de trabalho (principais atividades): Exposição, trabalho em grupo, aula dialogada, seminários Procedimentos e/ou critérios de avaliação: Participação, produção de uma reflexão sobre a abordagem histórico-cultural Bibliografia recomendada: Obras de Vygotsky, Lurija, Leontiev VYGOTSKY, L.S. The psycology of art. Cambridge, Mass.: The M.I.T. Press, 1971. VYGOTSKY, L.S.: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. VYGOTSKY, L.S., Luria, A.R., Leontiev, A.N.: Linguagem desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone/Edusp, 1988. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. VYGOTSKY, L.S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Marins Fontes, 1996. VYGOTSKY, L.S. / Luria. A.R..: Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. LURIJA, A.R. Pensamento e Linguagem. As últimas conferências de Lurija. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. LURIJA, A.R. Curso de psicologia geral. 4v. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. LURIJA, A.R. Fundamentos de neuropsicologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos/Edusp. 1981. LURIJA, A.R. Yudovich, F.I.: Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. LURIJA, A.R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos sociais e culturais. São Paulo: Ícone, 1990. LEONTIEV, A.N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte. 1978 a. LEONTIEV, A.N. Problems of the development of the Mind. Moscou:Progres Publisher 1981) LEONTIEV, A.N. Problem der Entwicklung des Psychischen. Berlin : Volk und Wissen 1971) LEONTIEV, A.N. Activiade, consciência y personalidade. Buenos Aires: Ciências del Hombre 1978 b Obras sobre a escola histórico-cultural CASTORINA, J. A. et al. Piaget - Vygotsky. Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1996. De ASSUNÇÃO Freitas, M.T. Vygotsky e Bakhtin. São Paulo: Ática, 1995. JOBIM, Souza, S. Infância e linguagem. Bakhtin, Vygtsky e Benjamin. Campinas/SP: Papirus, 1995. KOHL de Oliveira, M. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um Processo socio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. LA TAILLE, Y. de et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus , 1992. MOLL, Luís C. Vygotsky e a educação. Implicações pedagógicas da psicologia sócio-historica. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996. RATNER, C. A psicologia socio-histórica de Vygotsky. Porto Alegre,: Artes Medicas, 1994. VAN DER VEER, R./ Valsiner, J. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Edições Loyola , Unimarco, 1996. WERTSCH, J.V. / Alavares. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artes Médicas. (em produção) WERTSCH, J.V. Vygotsky e a história social da mente. São Paulo: Marins Fontes, 1996.
Outras informações:
Os encontros serão todos na Sala 149 do Bloco B. Horário: das 8 às 12hs. O professor alemão ministrará as aulas em português.

programação | datas e horários

informações: kalil@usp.br

telefone para contato: 3091-3574

Texto para leitura prévia e obrigatória para todos os participantes.

Roberto da Silva
Área Temática Estado Sociedade e Educação