III Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações | 25/09/2014 - 26/09/2014

Nos últimos seis anos, pesquisadores, alunos de programas de pós-graduação e estudantes em iniciação científica da USP e da PUCSP têm realizado investigações em torno da formação, ideias e ações de sujeitos cujas intervenções na cena pública brasileira estiveram relacionadas à instrução, educação e formação do homem brasileiro. Essas pesquisas compartilham o interesse de analisar a formação desses sujeitos e seus coletivos, seus espaços e redes de relacionamento, os modos pelos quais se apresentaram publicamente como portadores de diagnósticos e propostas para a reforma da educação e da cultura. Também são investigados em perspectiva histórica os canais de expressão pelos quais eles marcaram posições políticas e ideológicas, procuraram estabelecer consensos e aconselhar o poder, assim como têm sido inventariadas e analisadas as instituições que criaram ou reformaram para ensaiar e propagar seus projetos de formação e reformação. O Grupo de Pesquisa “Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações” foi constituído em 2007, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), sob coordenação do Prof. Dr. Bruno Bontempi Jr. Em 2009, transferiu-se para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atualmente se encontra credenciado. No ano de 2010, passou a contar com a colaboração do Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves e do Prof. Dr. Daniel Ferraz Chiozzini, da PUC-SP, formalizando uma cooperação mútua e a articulação para a realização de eventos científicos periódicos, envolvendo pesquisadores dos dois Programas. No final de 2012, foi realizado o primeiro encontro do Grupo na Faculdade de Educação da USP e assumido o compromisso de uma agenda de eventos anuais, a serem realizados alternadamente nas duas universidades. A partir deste ano, o Grupo contará com a participação do Prof. Dr. Waldir Cauvilla, da FEUSP. Este III Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações tem como objetivo reunir historiadores da educação e discentes em formação dos Programas de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP) e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) para uma jornada de apresentações, debates, articulação de parcerias e projetos futuros. O evento deste ano será realizado na FEUSP nos dias 25 e 26 de setembro, com a seguinte programação: na manhã do dia 25, teremos a conferência de abertura, com o Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG, seguida da apresentação dos projetos maiores dos docentes orientadores e, à tarde, de mesas coordenadas em que serão apresentadas as comunicações dos discentes. No dia 26 de setembro, haverá dois períodos de trabalho, com apresentação de comunicações dos discentes e um balanço de encerramento.

Inscrições: sem inscrição prévia

informações: bontempi@usp.br