FEUSP colóquio
Colóquio de Pesquisa: Alfabetização e Leitura

25/09/2014 - 27/09/2014

O Colóquio apresenta resultados de uma pesquisa longitudinal(de 2011 a 2014) efetivada em três localidades brasileiras (São Paulo - SP, Belém-PA, Pau-dos-Ferros - RN), cujo objetivo era acompanhar e atuar em salas de aula com turmas de aluno em processo de alfabetização e de consolidação da leitura. Os pesquisadores das três localidades (professores universitários, professores da rede pública de ensino, pós-graduandos e alunos de graduação) trazem resultados expressivos que podem municiar políticas públicas nesse campo do ensino. A pesquisa, nos três polos, abordou temas cruciais do ensino da leitura no Fundamental I: manejo da heterogeneidade em sala de aula, reformulações curriculares ajustadas ao Fundamental de Nove anos; busca de diagnósticos mais abrangentes e precisos; acompanhamento de casos complexos no processo de alfabetização; busca de novas estratégias para alcançar a meta de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade.

informações: cbelintane@usp.br

telefone para contato: 11 23845209