X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação | 15/05/2014 - 16/05/2014

Ementa | Resumo:
O desafio de aproximar a reflexão sobre a linguagem da prática de ensino está presente em diferentes disciplinas da produção acadêmica brasileira, entre as quais a Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e a Linguística Aplicada. Há algumas décadas, vem-se consolidando em uma variedade de obras de divulgação científica cujos títulos buscam-nas inscrever no mundo da escola: na sala de aula, para ensinar, como ensinar, ensino e pesquisa, teoria e ensino estão entre as expressões que sinalizam o crescente interesse da produção acadêmica em tomar o ensino como objeto de investigação e, simultaneamente, a consolidação de certa autoridade para abordá-lo.

Essa autoridade nasce, entre outras motivações, do vínculo histórico entre a produção do conhecimento na esfera acadêmica e a natureza do ensino tal como se configura nesta forma social centenária que é a escola. Com efeito, entre as finalidades da forma escolar encontra-se centralmente a instrução, o que lhe confere o estatuto de lócus privilegiado de distribuição do, e acesso ao capital cultural produzido, em grande medida, na esfera acadêmica. O vínculo entre academia e ensino escolar é, portanto, ancorado historicamente, de tal modo que é difícil pensar em prática de ensino (escolar) sem a concorrência da agência de produção do conhecimento que é escolarizado – a universidade e a pesquisa acadêmica.

São conhecidos os estudos que descrevem esse processo de apropriação dos conhecimentos acadêmicos pelas chamadas disciplinas ou áreas de conhecimento escolares. Essa descrição, em grande parte dos casos, ocupou-se dos impactos, da contribuição, dos imperativos do conhecimento científico para a prática escolar, investindo a pesquisa acadêmica no estatuto de portadora tanto da crítica aos, quanto da solução dos vieses do ensino, assumindo este último, por sua vez, o estatuto de lócus de validação das elaborações nascidas no espaço acadêmico.

Na atual conjuntura intelectual brasileira, parecem se encontrar reunidas novas condições para rediscutir o vínculo constitutivo da pesquisa acadêmica com a prática de ensino (escolar) em uma direção menos unilateral, com base no pressuposto de que, ao se apropriar do substrato que necessariamente a pesquisa acadêmica lhe fornece, a prática de ensino também ensina, no sentido em que provoca, interpõe resistência de natureza diversa à pesquisa acadêmica, fazendo emergir problemas e demandas não previstos ou previstos de maneira parcial pela academia.

Para a pesquisa no campo dos estudos em Linguagem e Educação, esse interesse pelo ensino está na base de seus investimentos de investigação. Nessa direção, o Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) tem-se constituído, em seus dez anos de existência, em fórum de discussão de temas que de diferentes modos tocam as relações entre a reflexão sobre a linguagem e as práticas educacionais, incluídas centralmente aquelas relativas à prática de ensino (escolar), buscando compreendê-las pela problematização do lugar da linguagem em sua constituição, bem como por uma atenciosa crítica ao próprio estatuto desse campo de estudos, de suas fronteiras disciplinares, de seus temas de interesse e de sua relação com outros campos acadêmicos também ocupados de algum dos aspectos da relação entre universidade e escola, entre os quais os estudos linguísticos do texto e do discurso, os estudos sobre recepção, suportes, meios e mediações da produção cultural (incluídos aqueles voltados à leitura literária e às mídias de comunicação e interação), os estudos psicanalíticos e psicológicos, epistemológicos e estéticos (em sua relação com problemas de ordem educacional), os estudos sobre multilinguismo e multiculturalismo, entre outros.

Na esteira dessa percepção do potencial da prática de ensino como recurso central para o incremento da pesquisa no campo dos estudos em Linguagem e Educação, o X Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação propõe em sua edição comemorativa de dez anos o tema: Provocações do ensino para a pesquisa em Linguagem e Educação.

Com base nesse tema transversal, as questões em que se assentam as discussões do X ELPLE são as seguintes:

(a) Quais as provocações do ensino para a eleição dos temas e objetivos da pesquisa em Linguagem e Educação?

(b) Quais as provocações do ensino para a eleição dos aportes teóricos e dos procedimentos de constituição dos dados da pesquisa em Linguagem e Educação?

(c) Quais as provocações do ensino para a inovação no campo da pesquisa em Linguagem e Educação, incluídas as políticas institucionais de ampliação e diversificação do acesso à pós-graduação (por meio, por exemplo, do mestrado profissional)?

As discussões ensejadas por essas questões podem fornecer subsídios para incrementar o debate sobre a circulação de nossas pesquisas no trânsito entre a produção acadêmica e a comunidade escolar, recolocando a questão da relevância do que fazemos para a sociedade brasileira da contemporaneidade.

Objetivos

Objetivo Geral
O X ELPLE objetiva congregar pós-graduandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e pós-graduandos de outros programas de Pós-Graduação a fim de discutir pesquisas em andamento e concluídas localizadas no campo dos estudos em Linguagem e Educação.

Específicos
• Abrir espaço para discussão dos desafios teóricos, metodológicos e aplicados supostos na reflexão sobre a relação entre linguagem e prática de ensino, com base na questão: Como o ensino provoca aquilo que supomos e pretendemos conhecer a respeito dele?
• Divulgar pesquisas em andamento e concluídas no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e em outros programas de Pós-Graduação junto a professores e pesquisadores do Ensino Superior, a estudantes de graduação, a professores da Educação Básica e a profissionais de áreas afins à de Educação e Linguagem.
• Fomentar redes de colaboração entre grupos de pesquisa de diferentes Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior.



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