XII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (XII SMELP) - Biblioteca Escolar e Sala de Leitura: usuários, acervos e ambientes de interação midiática | 21/11/2013 - 23/11/2013

Ementa | Resumo:
Desde 2002, a área de Linguagem do curso de Licenciatura da FEUSP organiza o Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) que, neste ano de 2013,
encontra-se em sua 12ª edição. A finalidade do evento é promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos futuros professores e o intercâmbio entre esses licenciandos e docentes de educação infantil (EI), ensino fundamental I e II (EF I eEF II), ensino médio (EM), educação de jovens e adultos (EJA) e ensino superior (ES), além de propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de língua materna. Os SMELPs têm conseguido cumprir esses objetivos por meio das jornadas que incluem palestras, mesas-redondas, sessões coordenadas, comunicações, oficinas e minicursos.

Neste ano de 2013, o XII SMELP se propõe a discutir o tema dos ambientes de leitura na escola, seja nas bibliotecas constituídas, seja nas salas de leitura, enfocando também outras modalidades de organização de acervo e de ambientes voltados para o público em idade escolar.

Esses espaços e acervos têm qualidade e objetivos diversos e necessitam ser discutidos e confrontados com as novas mediações e práticas de leitura contemporâneas. Por isso, o
XII SMELP busca congregar educadores em exercício e em formação para discutir propostas que fortaleçam a constituição dos educadores como leitores, resultando numa atuação adequada nesses ambientes, com melhor utilização dos recursos e suportes já disponíveis neste início do século XXI.

Objetivos

Os principais objetivos dos seminários têm sido:

Discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;

Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras;

Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino e à aprendizagem de língua materna no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação além da interação com as diferentes linguagens artísticas;

Promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos alunos de graduação;

Promover o intercâmbio entre estudantes e professores de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior;

Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;

Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Literatura e Linguística;

Dar visibilidade às novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária (nos níveis da graduação e da pós-graduação), das atividades dos estagiários e das experiências de ensino, concernentes tanto a textos literários como a textos informativos.




ementa

como chegar

programação | data e horário

a quem se destina

caderno de resumos

Período de inscrição encerrado

confira sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

atualize dados da sua inscrição online (para quem já se inscreveu)

imprima seu boleto de pagamento (para quem já se inscreveu - eventos pagos)

certificados de participantes ouvintes

certificados de comunicadores de trabalhos

demais certificados

valores de inscrição (evento com inscrição paga)

normas para submissão

Inscrições: somente on line

realização

informações: apoioacad@fe.usp.br

telefone para contato: 3091-3574
folder do evento



Organização (responsáveis pelo Evento):
Neide Luzia de Rezende

Professores da Área de Linguagem da FEUSP:
Neide Luzia de Rezende (coordenação)
Idméa Semeghini-Siqueira (coordenação)
Claudemir Belintane
Claudia Riolfi
Émerson di Pietri
Sandoval Nonato Gomes-Santos
Valdir Barzotto

Bibliotecárias da FEUSP:
Lina Flexa (Chefia Técnica)
Luana Sousa
Elaine Cristina Barrelo


Realização:
Alunos e ex-alunos de IC, G e PG:
Alex Fabiano Nogueira,
Estéfano Vitagliano,
Núbia Rinaldini,
Renata Asbahr e
Sandra Sartoris
© 2012 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (direitos autorais)
as informações veiculadas são de responsabilidade do Professor proponente (Neide Luzia de Rezende)