Seminário Internacional de Avaliação Educacional | 24/08/2013 - 27/08/2013

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO - A AVALIAÇÃO EM QUESTÃO NO CONTEXTO MUNDIAL CONTEMPORÂNEO” Justificativa: No Brasil como no resto do mundo atual, a avaliação parece surgir como resposta para a resolução de problemas tão complexos e diversos como o desempenho profissional de professores e outros agentes educativos, a melhoria da qualidade das escolas e seus serviços educativos, o incremento da qualidade das aprendizagens dos alunos e, também, da performance dos sistemas educativos nacionais. Esta invocação da avaliação investe-a de um poder que simultaneamente se manifesta nas consequências que os seus juízos produzem naqueles sobre quem recai (hierarquização das pessoas, instituições e países; diferenciação salarial; prestígio e reconhecimento social, homogeneização das realidades educativas e sociais…) e na sua transformação num fim em si mesma, despojando-a das suas valências formativas e das suas potencialidades enquanto processo capaz de, pela produção da análise e reflexão sobre as ações educativas, promover diagnóstico consistente para o trabalho educativo. A FEUSP, a FE/UNICAMP e a FPCEUP/PT vêm desenvolvendo o Projeto de Pesquisa “Avaliação e Políticas Públicas de Educação Básica: um estudo em escolas de São Paulo e Porto”. É objetivo desse Projeto contribuir propositivamente para a construção de alternativas que contemplem a conciliação entre o desejo de incrementar a qualidade da educação com a matriz mais abrangente da efetiva concretização da democratização da educação. A pesquisa incide sobre a avaliação de escolas, articulando a reflexão em torno das imposições e da responsabilidade social resultante da avaliação externa, com a implicação dos atores educativos em processos de reflexão sobre as suas práticas e rotinas de trabalho, construindo perspectivas que conduzam à sua progressiva transformação. A partir dos desenvolvimentos deste projeto, é pertinente dedicar este Seminário Internacional ao debate de algumas questões mobilizadoras: - Porquê e para quê avaliar? A avaliação como fim? A avaliação como meio? - Que relação(ões) entre a avaliação e as políticas e práticas educativas? - Como visibilizar culturas de avaliação e promover a sua transformação?

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

informações: apoioacad@fe.usp.br

telefone para contato: 3091-3574

Sonia Maria Portella Kruppa