IX Workshop Produção Escrita e Psicanálise | 23/10/2013 - 24/10/2013

Nessa edição o grupo apresenta resultados dos estudos de 2013, que dão continuidade e aprofundam às reflexões feitas nas edições anteriores. A partir do projeto desenvolvido “Movimentos do Escrito”, e dos trabalhos realizados em torno no conceito de Dezescrita, tema do último workshop, o grupo investe no delineamento de novo projeto de pesquisa que tem como título Movimentos de Dezescrita. O evento, além de colocar os resultados dos estudos à disposição da comunidade e submetê-los ao debate, é também um momento formativo, pois se trata de trabalho de preparação, de ajuste à apresentação de maneira a ser compreendido pelo público, bem como de exercício de escrita que busca incorporar obras literárias e teóricas. Seguindo o que vimos fazendo nos últimos anos, o GEPPEP vem trabalhando durante o ano sobre uma obra teórica e outra de cunho literário. Os estudos do ano de 2013 estão organizados em torno das seguintes obras: DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2011; e RUTHFUSS, Patrick. O nome do vento: A crônica do matador do rei. Primeiro dia. São Paulo: Arqueiro, 2009; RUTHFUSS, Patrick. O temor do sábio: A crônica do matador do rei. Segundo dia. São Paulo: Arqueiro, 2011. Pensadas em suas relações com as pesquisas individuais e com o projeto coletivo do grupo, a partir da leitura das duas obras interrogamos: 1) É preciso desconstruir uma obra e os seus pressupostos para inaugurar uma criação? 2) Os poderes e hierarquias existentes no contexto universitário se modificam a partir de uma leitura mais crítica das obras? 3) De que maneira as relações de poder no interior da Universidade impactam a criação na produção do conhecimento? 4) Quando considerar a intuição em detrimento do raciocínio na pesquisa? Essas questões permearão as mesas, num esforço de articulação entre a metodologia desconstrucionista apresentada por Derrida e o conceito de dezescrita (modalidade de leitura e de escrita na qual não se limita a obedecer a direção interpretativa dos textos - objeto de estudo).

site ou blog externo

valores de inscrição (evento com inscrição paga)

informações: inscricao.workshop2013@gmail.com

telefone para contato: (11) 30913099