FEUSP conferência
Uma abordagem ecológica à educação inclusiva

18/04/2013

"Todos os sistemas educativos conseguem criar bolsas de excelência, mas só os bons sistemas educativos conseguem promover - a equidade - entendida como uma propriedade dos sistemas educativos que permite neutralizar as origens sociais(e outras variáveis)dos alunos – não é incompatívelcom a excelência. Os estudos transnacionais – o PISA ("Program for Internacional Student Assessment",por exemplo – mostram que são os sistemas educativos com maior equidade aqueles que evidenciam também maior excelência.Usando o modelo clássico de Iuri Bronfenbrenner (“The Ecology of Human Development”) iremos discutir quais são os aspectos positivos e menos positivos que se verificam na evolução da educação inclusiva em nível macro, exo, meso e micro sistêmico. Partindo de um conceito de educação inclusiva, analisamos de como ao nível nacional e internacional, a educação inclusiva encontra facilitadores e barreiras enquanto efetiva aliada na equidade."(RODRIGUES, s/d)

informações: apoioacad@fe.@usp.br

Edna Antonia Mattos Morais Andrade