Lições Públicas de Linguagem e Educação | 01/04/2013 - 27/05/2013

Lições Públicas de Linguagem e Educação são aulas abertas em torno de temas das pesquisas em andamento de membros do Grupo de Pesquisa Linguagem na Prática Escolar (LIPRE, FEUSP) e de convidados.

Objetivos:

Geral: As Lições visam à discussão de temáticas localizadas na interface entre os campos da linguagem e da educação, comportando quatro eixos temáticos sobre os quais se tem voltado as pesquisas do LIPRE, a saber:

(i) Recepção e produção de gêneros textuais na escola
(ii) Trabalho docente no ensino de língua e na alfabetização
(iii) Trabalho e formação docente
(iv) Documentação do ensino de língua

Específicos

• Congregar alunos de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e pesquisadores com a finalidade de troca de experiências em torno de abordagens teóricas e de desafios aplicados e políticos do ensino na escola pública brasileira.
• Fomentar redes de parceria entre professores da educação básica e alunos e professores da universidade.
• Fomentar redes de colaboração com grupos de pesquisa de diferentes instituições de ensino superior.

Estrutura

As Lições centram-se em um determinado tema e comportam as seguintes atividades encadeadas:

1) Palavra de professor: contextualização do tema da lição pelo coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagem na Prática Escolar (LIPRE) ou por professor convidado.
2) Comunicações de estudos concluídos ou em andamento de alunos de pós-graduandos de Mestrado e Doutorado ou de pesquisadores convidados.
3) Comentário de pesquisador: considerações de pesquisador convidado sobre as comunicações de estudos realizadas.
4) Discussão: apresentação de questões e comentários pelos participantes.

CERTIFICADOS

Haverá emissão de atestados de participação de cada uma das Lições (3 h) e do conjunto delas (Módulo 1o. Semestre/2013, 10 h), quando for o caso.

informações: apoioacad@fe.usp.br

telefone para contato: (11)3091-3574