FEUSP semana
XI Semana de Estudos Clássicos - Nós, os Antigos

23/04/2013 - 24/05/2013

XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP: "Nós, os Antigos"
20 a 24 de maio de 2013

Realizada desde 2002, a Semana de Estudos Clássicos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem se constituído em um momento privilegiado para a discussão das relações entre o pensamento antigo e a Educação. Organizada pelo Grupo de Estudos Clássicos da FEUSP, a Semana busca apresentar a importância da tradição clássica (concebida também como uma tradição de releituras e apropriações) para o debate acerca dos fins da educação, seu caráter político, suas exigências e implicações éticas, temas que correm o risco de serem postos de lado se optarmos seja por uma leitura técnica ou "metodológica" dos problemas formativos, seja por uma confiança demasiada nas respostas que carregamos acerca deles, por mais bem intencionadas que sejam.

Em 2013, com o tema "Nós, os Antigos", a Semana de Estudos Clássicos propõe a reflexão sobre o caráter inquiridor do pensamento antigo, que permanece presente, de forma constitutiva, em muitas de nossas valorações. Ao mesmo tempo, indaga sobre as diferenças os contrastes entre nosso mundo e o deles, na expectativa que tal separação, ao nos dar distanciamento, permita-nos entender melhor a nós mesmos.

>>>VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA XI SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS DA FEUSP<<<

SOBRE APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES:

As propostas de comunicação podem ser apresentadas por docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação, com trabalhos em um dos eixos temáticos do evento, nesta página, contendo necessariamente as seguintes informações:

​Titulo da Comunicação:
Eixo Temático:
Nome do autor / Instituição:
Endereço eletrônico:
Resumo (com extensão de 1500 a 2000 caracteres, incluindo espaços):

Período de envio das propostas: 01 de março à 15 de abril de 2013. ​

Todas as propostas de comunicação serão avaliadas pela Comissão Organizadora, podendo ou não ser aprovadas.

As comunicações orais ocorrerão entre os dias 21 e 23 de maio de 2013, no período matutino, das 10h às 12h, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O tempo para apresentação das comunicações será de 20 (vinte) minutos, seguidos de 10 (dez) minutos de debate. ​

Eixos temáticos:

1) Estudos Clássicos e Educação: trabalhos nas áreas de Educação, Filosofia, História e Letras Clássicas sobre autores gregos e romanos destacando a relação do pensamento desses autores com a educação.

2) A atualidade do pensamento antigo: trabalhos que tratem da permanência e do valor heurístico do pensamento antigo nos dias de hoje.
3) Releituras dos Clássicos: trabalhos que se ocupem de releituras de obras gregas e romanas feitas por autores medievais, modernos e contemporâneos.

MAIS INFORMAÇÕES: XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP

site ou blog externo