I Seminário Gepave de Avaliação Educacional | 11/11/2013 - 13/11/2013

O debate em torno da avaliação educacional ganha amplitude e densidade no Brasil, principalmente a partir da década de 1990, quando iniciativas de avaliações externas começam a aparecer com maior intensidade nas políticas educacionais e, consequentemente, na literatura da área da avaliação educacional. Avaliação educacional é uma expressão polissêmica e compreende muitas polêmicas, podendo ser conceituada como um julgamento sobre um determinado objeto presente no cotidiano escolar – uma emissão de juízos – segundo determinados critérios. No interior da escola, é realizada predominantemente por professores sob diversas formas, associada à mensuração do rendimento ou do aproveitamento dos alunos para fins de regulação do fluxo. No entanto, a avaliação educacional também pode acontecer na ação de agentes externos à escola por meio das intituladas avaliações externas. Tal modalidade de avaliação, entre outros traços, tem sido apresentada como instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas apoiadas na verificação das proficiências em certas áreas do conhecimento, visando superar o fracasso e promover melhor equidade educacional, na medida em que possibilitariam diagnosticar problemas nos sistemas ou nas escolas. Deste modo, com um papel cada vez mais importante nas políticas públicas de educação, tem se intensificado iniciativas de avaliações externas promovidas e recomendadas por agências internacionais, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, de modo que os diversos níveis e modalidades de ensino, da educação básica à pós-graduação, têm sido objeto de avaliação por parte do poder público. Por conseguinte, crescem as implicações dessas avaliações também sobre as práticas pedagógicas e a necessidade de discussões sobre os resultados das avaliações, suas relações, implicações e consequências na formulação e implementação das políticas educacionais. Assim, com o intuito de contribuir para aprofundar debates, trocar experiências e expor trabalhos acadêmicos de seus membros, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), o qual reúne pesquisadores, estudiosos e profissionais da educação que desenvolvem seus trabalhos investigativos em vários temas da área da avaliação educacional, articulando-os com áreas correlatas e seus desdobramentos, está organizando o I Seminário Gepave de Avaliação Educacional. O Seminário contará com a presença de pesquisadores e representantes do Inep, particularmente focados nas avaliações externas e suas conexões com políticas educacionais e práticas pedagógicas. Complementarmente, como oportunidades de formação, estamos, também, oferecendo dois Cursos com 3 períodos de duração cada um.

transmissão on line (será exibido vídeo da transmissão somente durante a realização do evento)

caderno de resumos

demais certificados