página inicial
|
acervo
|
acesso aos organizadores
|
responsáveis
|
A educação especial, o Lugar de Vida em São Paulo e a psicanálise
a definir
Tópicosa definir
I - Textos introdutórios ao estudo do tema
(sugestões: 15):
Notas psicanalíticas para outra historia recente da infância In R. Voltolini . Crianças públicas, adultos privados. São Paulo: Escuta/FAPESP, pp. 73 - 86. (clique)
A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas In: MEDEIROS, Cynthia Pereira de e ALMEIDA, Sandra Francesca Conte (org.) Psaicanálise Implicada: educar e tratar o sujeito; Curitiba: Juruá Editora; ISBN 978-85-362-6164-5 (clique)
Deficiências Sensoriais e Subjetividade. Notas críticas à ideologia reabilitadora. Educação e Sociedade (CEDES). v.15, n. 48, pp.304-325. (clique)
Três notas e um epílogo sobre Escola, Escrita e Inclusão In: LIER-DE–VITO, Francisca & ARANTES, Lucia (org.) Faces da escrita. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP, pp. 189-200. ISBN 978-8-575-9117-8. (clique)
L’éducation peut être thérapeutique : Lugar de Vida et l’inclusion scolaire des handicapés mentaux au Brésil. La nouvelle revue de l’adaptation et de la scolarisation (INS HEA). n° 61, pp.37-48. ISSN 1957-0341. (clique)
Metodologia IRDI: uma ação de prevenção na primeira infância In: KUPFER, Maria-Cristina (org). Psicanalise e ações de prevenção na primeira infância. São Paulo: FAPESP/Escuta, pp. 129-140. ISBN 978-8-571-37332-7. (clique)
Maud Mannoni – L’institution éclatée In DRIEU, Didier (org.) 45 commentaires de textes en clinique institutionnelle. Paris: Dunod, pp. 45-54. ISBN 978-2-10-070214-5. (clique)
Deficiências Sensoriais, Subjetividade e Reabilitação. Notas para uma resignificação Horizontes (Bragança Paulista). v.12, n. 2, pp.61-77. (clique)
A Escolarização de Crianças com Distúrbios Globais do Desenvolvimento. Estilos da Clínica (USP), v.2, n. 3, pp.116-129. (clique)
Conversando Sobre Bonneuil. Entrevistas A Maud Mannoni, M-J. Lérès e L. Benvenutti. Estilos da Clínica (USP). v.3, n. 4, pp.20-40. (clique)
A Psicanálise, a Educação e a Escola de Bonneuil. A lembrança de Maud Mannoni. Estilos da Clínica (USP). v.3, n. 4, pp.65-79. (clique)
Dos notas psicoanalíticas sobre los niños con necesidades éducativas especiales. Cuaderno de Pedagogía Rosario (Argentine), v. 4, n. 9, pp. 119-130. ISBN 987-9459-25-3 (clique)
Duas notas psicanalíticas sobre as crianças com necessidades éducativas especiais. Pro-Posições (UNICAMP). v.12, n. 13, pp.47-59. ISSN 0103-7307. (clique)
La scolarisation des enfants et des adolescents dits en situation de handicap mental au Brésil et en France: convergence des recherches. Cliopsy. Revue électronique (France). n° 4, pp. 7-20. ISSN 2100-0670. (clique)
De cozinheiro e de louco tudo mundo tem um pouco : a cozinha com crianças especiais In: KUPFER, Maria Cristina & NOYA PINTO, Fernanda (org.). Lugar de Vida 20 anos. Excercícios de Educação Terapêutica. São Paulo: Editora Escuta/FAPESP, pp. 145-153. ISBN 97885713702. (clique)
II - Textos propostos para continuidade do estudo
(sugestões: 0)
voltar à página acervo
© 2014 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (
direitos autorais
)