Tema 11. Homenagens a José Mário Pires Azanha



Cristiane Maria Cornelia Gottschalk



Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), José Mário Pires Azanha (1931-2004) assumiu, ao longo de sua vida, diferentes cargos administrativos, políticos e acadêmicos: foi professor primário, professor normalista, diretor de escola e, em 1974, tornou-se professor da recém-fundada Faculdade de Educação da USP, onde lecionou até 2001.

Na década de 1960, foi coordenador do Programa de Assistência Técnica em Educação e Cultura do MEC e membro titular do Conselho Estadual de Educação (1967-1970), retornando ao CEE na década de 1990, quando então assume a presidência deste órgão (1992-1994).

Em 1969-1970, coordenou a realização de ampla reforma na rede pública de ensino paulista, que levou à instituição do ensino fundamental de oito anos, unificando os exames de admissão e facilitando o ingresso nos ginásios da rede pública.

Em 1983, atuou novamente na reorganização da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, propondo a autonomia da escola fundada em uma nova e democrática ordenação das relações escolares, já prevendo, talvez, a onda de modismos pedagógicos que iria assolar a realidade educacional brasileira.

Sempre defendendo o ensino público e sua democratização entendida como ampliação radical das oportunidades educativas, publicou 36 artigos em revistas especializadas e cinco livros, sendo o último postumamente. Foi nomeado Coordenador do Conselho da Cátedra UNESCO/USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância (1996/1997) e tornou-se membro da Academia Paulista de Educação em 1999. Em 2002 recebe o título de Professor Emérito da Faculdade de Educação da USP.




Tópicos


I - Textos introdutórios ao estudo do tema
(documentos: 2):
Academia Paulista de Educação/Celso de Rui Beisiegel (clique)
Trecho de discurso proferido em 25 de outubro de 2004 pelo Prof. Dr. Celso Beisiegel na ocasião do ingresso na Academia Paulista de Educação, na cadeira n. 19, anteriormente ocupada pelo Prof. José Mário Pires Azanha.




Apresentação/Francisco Aparecido Cordão, José Carlos Mendes Manzano e Nacim Walter Chieco (clique)
Apresentação do livro
AZANHA, J. M. P. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Ed. Senac, 2006. p. 9-13.



voltar à página acervo
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2014 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo ( direitos autorais)